A ação realizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) promove discussão efeitos da Covid-19 para a saúde mental das pessoas
A pandemia de Covid-19 e o isolamento social imposto por essa doença que afetou o mundo todo marcaram o ano de 2020 e promoveram uma mudança radical do estilo de vida das pessoas, o que acarretou, em alguns casos, em transtornos que abalaram sua saúde mental e emocional. Para debater essa nova realidade vivida mundialmente, o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), realiza na próxima segunda-feira, 30 de novembro, às 17h, o webinar “Inseguranças, ansiedade, processos autodestrutivos e acolhimento durante e pós-pandemia”. Durante o encontro, serão debatidos assuntos como: os sentimentos inóspitos, processos autodestrutivos e as possibilidades de acolhimento ao sofrimento existencial. O webinar é gratuito e faz parte da programação de atividades da Universidade Corporativa Fonif, iniciativa que oferece atividades de formação para profissionais do setor filantrópico, visando seu desenvolvimento e aprimoramento. A ação será mediada por Custódio Pereira, presidente do FONIF, e contará com a participação de Dra. Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga, psicoterapeuta, psicopedagoga, suicidologista, com pós-doutorado em Psicologia e coordenadora da pós-graduação em Suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); além do Dr. Miguel Angelo Boarati, médico psiquiatra, com especialização em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Miguel também é colaborador do Programa de Transtornos Afetivos da Infância e da Adolescência (PRATA) do IPq-HCFMUSP e professor do curso de pós-graduação em Suicidologia da USCS e do Instituto Ânima de Psicologia Analítica de Ribeirão Preto. A transmissão será por meio do canal do  Youtube do Fonif, de forma gratuita e para participar basta fazer a inscrição  clicando aqui.

Sobre o FONIF O FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016 e auditada pela Audisa, com uma nova versão lançada em 2019. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda, que o setor já realizou mais de 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, possui mais de 2,4 milhões de alunos matriculados e 725 mil bolsas de estudo no Ensino Superior e Básico e são mais de 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção social. Além disso, o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Outra conquista do FONIF, foi a instituição no calendário nacional do Dia Nacional da Filantropia, comemorada em 20 de outubro. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade:  www.fonif.org.br.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)