Nebulosidade sobre o Brasil
A presença de uma circulação anti-horária de ventos em torno de 10 mil metros de altitude está gerando muita nebulosidade sobre o leste do Nordeste. Esta circulação é chamada de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis ou VCAN.
Mas ao mesmo tempo, as nuvens carregadas se dissiparam sobre a Bahia e também em áreas do Maranhão e do Piauí. Com calor e umidade alta, nuvens pesadas continuam crescendo sobre a Região Norte do Brasil e também sobre parte de Mato Grosso, de Goiás do Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo.
Uma massa de ar seco afasta as nuvens do Sul do Brasil, de quase todo o estado de São Paulo , de Mato Grosso do Sul e também do oeste sul de Mato Grosso.
Previsão do tempo para 24/11 20/2020 – terça-feira
Terça-feira com sol forte e calor nos estados do Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul, e também no oeste sul de Mato Grosso. A temperatura em algumas áreas chega aos 40°C à tarde. Chove rapidamente no vale do Itajaí e no litoral do Paraná.
Sol forte bastante calor também no centro-oeste sul do estado de São Paulo. Dia de sol e calor na região da capital paulista.
Pancadas de chuva voltam a acontecer a partir da tarde no norte do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, do litoral norte paulista, em Minas Gerais e no estado do Rio De Janeiro . Algumas dessas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade. Nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha chove várias vezes durante o dia e o céu fica sempre com muita nebulosidade. Atenção para chuva frequente no litoral do Espírito Santo.
Terça-feira abafada, com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde à noite sobre Goiás, no Distrito Federal, no centro-norte e leste de Mato Grosso. Pode chover forte na região do Distrito Federal e também de Goiânia .
No Norte do Brasil, o tempo fica bastante instável nesta terça-feira em quase todas as áreas. Só não há previsão de chuva para o leste do estado do Tocantins. As outras áreas da Região Norte terão sempre muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Chove várias vezes, a qualquer hora no centro-norte de Amazonas, incluindo a região de Manaus e também no estado de Roraima.
Já para o Nordeste, a previsão é de períodos de sol e pancadas de chuva no Maranhão e também em Teresina e no centro-norte do Piauí. Ainda chove no sul da Bahia, mas apenas de forma moderada.
Nesta terça-feira, toda faixa litorânea entre Salvador Natal pode ter pancadas de chuva, mas o sol aparece na maior parte do dia.
Alertas meteorológicos para hoje
Alerta para temporais nesta terça-feira no centro-oeste e norte do Amazonas, incluindo Manaus e também no oeste sul de Roraima e no litoral do Amapá.
Atenção para chuva moderada a forte e ventos por vezes fortes nas outras áreas da Região Norte, no norte e Leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no extremo sul da Bahia.
Alerta para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20% no oeste de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul.
Rajadas de vento com até 70 km/h podem ocorrer no litoral gaúcho e catarinense.
Fonte | Assessoria Climatempo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)