Atualmente, a UCT do município não está realizando coleta, apenas atendendo a  transfusão

O deputado Ulysses Moraes fez uma indicação para município de Jaciara sobre a criação de um ponto de coleta de sangue na cidade. A demanda chegou dos moradores do local que afirmaram que não há um ponto de coleta no município, sendo necessário o deslocamento para as cidades de Rondonópolis ou Cuiabá para realizar a doação.

“A coleta de sangue de fato não está funcionando no município, então fizemos essa indicação para que crie novamente esse ponto de coleta. Muitas pessoas querem fazer a doação, mas tem que ir até Rondonópolis que é a cidade mais próxima. Assim, é interessante facilitar esse serviço e incentivar a população a doar”, disse Moraes.

Em cada doação, 450 ml de sangue são coletados, o que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Atualmente, em Mato Grosso, o Hemocentro é o único banco de sangue público do Estado e de acordo com o setor de captação, até existe uma Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) em Jaciara, mas a mesma está funcionando apenas para transfusão.

“A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, por isso é essencial que tenha sangue em estoque, principalmente nesse momento de pandemia. O município de Jaciara precisa voltar com o ponto de coleta”, ressaltou o parlamentar.

E se você deseja ser um doador de sangue, entre em contato com o MT Hemocentro pelo telefone (65) 3623-0044 e saiba se o seu município tem um ponto de coleta.

Fonte | Assessoria  Foto | Fablicio Rodrigues ALMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)