Representantes da Capitania Fluvial de Mato Grosso – Marinha do Brasil, estão em Rondonópolis nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), no Casario, para a entrega de mais de 300 documentos de regularização de embarcações realizadas no município.

Essa ação é resultante de um trabalho do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, que em parceria com a Marinha do Brasil, realizaram o cadastramento e regularização da parte documental das embarcações locais, como carteira de habilitação para os proprietários de canoas, barcos, lanchas e Jet Skis, entre outros.

BARCADA RIO VERMELHO

Segundo a responsável pelo Departamento de Turismo da SMDE, Noêmia Oliveira de Almeida, a secretaria organizou a realização do já tradicional evento, intitulado: “Barcada Rio Vermelho”, que consiste num passeio de aproximadamente quatro horas navegando pelas águas do Rio Vermelho, num encontro de contemplação da paisagem local, considerada cartão postal da cidade, bem como da fauna e flora disponíveis ao longo do leito do rio.
Infelizmente, por conta da pandemia, e por medida de segurança, não foi possível a realização do evento que estava marcado para acontecer no primeiro sábado do mês de março (2020), com trajeto saindo do Cais no Casario, no início da manhã, e com percurso de aproximadamente quatro horas, em direção à Gleba Rio Vermelho. No entanto, apesar de não ter sido realizado este ano, a programação para o evento de 2021, já está sendo organizada.

Por conta disso, e em contato com a Associação de Pescadores locais (Colônia Z3), a prefeitura percebeu a necessidade de uma regularização documental da maioria dos proprietários de embarcações.

A partir daí, o Departamento de Turismo manteve contato com a Capitania Fluvial de Mato Grosso – Marinha do Brasil e solicitou a vinda de representantes daquele órgão, para que se procedesse a referida regularização documental que acabou acontecendo, e normalizando a situação de mais de 300 proprietários de embarcações locais.

Cumprida esta etapa, os representantes da Marinha do Brasil, chefiados pelo Capitão Mozzalo vieram a Rondonópolis, onde, nesta quarta-feira (18) das 13h às 16h30, estarão no Casario, realizando a entrega da documentação dos proprietários de embarcações.

Os militares vão continuar os trabalhos de entrega dos documentos nessa quinta-feira (19), das 8h às 11h e, das 13h às 17h.

Ainda conforme a responsável pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a prefeitura já solicitou o retorno do pessoal da marinha para dar seguimento no processo de regularização documental das embarcações numa outra oportunidade, já que a demanda por este serviço, ainda é considerável na cidade.

Essa ação, segundo Noêmia, visa entre outras coisas, regularizar a situação documental dos proprietários de embarcações, e ainda, divulgar e fomentar a exploração das potencialidades turísticas da região, bem como despertar da consciência de preservação do meio ambiente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 8 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *