Uma operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), realizada entre os dias 19 de outubro e 6 de novembro em 34 pontos no município de Marcelândia, aplicou R$ 26 milhões em multas e embargou 752 hectares.

Os fiscais também apreenderam três tratores de esteira, um trator de pneu, 50 metros quadrados de madeira serrada e uma caminhonete Hilux.

Uma outra operação, que foi deflagrada entre os dias 13 e 23 de outubro, na região de Colniza e envolveu Sema, Polícia Militar, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e o Exército Brasileiro autuou uma área total de 4.500 hectares por desmatamento dentro e fora da Resex Guariba Roosevelt e por descumprimento de embargo. Foram aplicadas aproximadamente R$ 15 milhões em multas.

Foram apreendidos em Colniza uma motobomba, um motor de barco, duas motosserras, três armas de fogo e uma pessoa foi conduzida a delegacia. Também foram realizados 10 autos de infração, 10 termos de embargos e fiscalizadas cinco madeireiras, oito caminhões e 10 áreas no total.

As duas operações fazem parte da Arco Norte, uma ação conjunta que envolve órgãos do governo do estado , representado pela Sema, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Indea, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de Ibama, Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e Ministério Público Federal (MPF).

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)