No mês de abril deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) iniciou o serviço de atendimento somente por agendamento, como uma das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Desde então, foram atendidos, até terça-feira (10.11), 400 mil pessoas nos mais diversos serviços presenciais ofertados pela Autarquia em todo Estado.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que o atendimento ao público por meio de agendamento prévio foi uma maneira encontrada pela Autarquia de garantir a prestação do serviço de forma segura ao cidadão e servidor diante a pandemia do novo coronavírus.

“Com o agendamento prévio evitamos a aglomeração de pessoas nas unidades. Também estamos mantendo as regras de distanciamento entre servidores e usuários, e utilizando os protocolos de prevenção ao vírus com o uso obrigatório da máscara e álcool 70% para higienizar as mãos”, falou.

Mesmo com o sistema de agendamento, com a data e horário escolhidos pelo próprio cidadão, muitas pessoas ainda têm se deslocado às unidades sem agendar o atendimento ou com muito tempo de antecedência do horário agendado.

“Reforçamos a população que sempre agende o serviço presencial desejado através do site do Detran e compareça a unidade escolhida somente no horário agendado, para evitar filas, aglomeração e exposição desnecessária ao ambiente como sol ou chuva”, frisou o presidente da Autarquia.

Para o atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, com uso obrigatório da máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Como agendar o atendimento 

Para realizar qualquer serviço presencial o cidadão deve agendar o atendimento através do site oficial do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). Na página principal, aparece uma mensagem de tela (pop up) sobre o AGENDAMENTO.

O usuário deve clicar e, na página seguinte, deve preencher os campos obrigatórios com o nome completo, CPF, número de telefone fixo ou celular, e-mail para contato e escolher a unidade a qual pretende realizar o serviço, bem como a data e o horário.

Para encerrar, basta confirmar “não ser um robô” e clicar em “agendar”, ao fim do cadastro.

Atendimento exclusivo aos surdos

Atendimento exclusivo no Detran-MT ao cidadão surdo
Créditos: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

A comunidade surda também conta com atendimento exclusivo pelo Detran, que é realizado somente as quartas-feiras, no período matutino e vespertino, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Esse atendimento também deve ser agendado previamente através do link CLIQUE AQUI 

O servidor agente de trânsito do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, que é intérprete de libras, está auxiliando o atendimento a pessoa surda que precisa realizar qualquer serviço na área de habilitação ou de veículos e demais procedimentos do Detran.

Unidades para atendimento

Em Cuiabá e Várzea Grande, os cidadãos que precisam realizar algum serviço presencial do Detran-MT podem fazer o agendamento para atendimento na Arena Pantanal ou escolher alguma das demais unidades da Autarquia nas duas cidades.

Na Arena Pantanal o atendimento pode ser agendando no período das 8h30 às 16h. Além da Arena, o Detran-MT também está com atendimento, por agendamento, nos Núcleos de Atendimento do Shopping Estação, com horário das 12h às 20h; no Goiabeiras Shopping, das 12h às 20h, e na Galeria Itália Center, das 9h às 17h.

Quem optar por agendar o atendimento em Várzea Grande, a 5ª Ciretran, que fica no bairro Ipase, está atendendo das 8h às 16h, com serviços de Veículos. Já no Várzea Grande Shopping estão os serviços de Habilitação, com atendimento ao público das 10h às 18h.

Interior do Estado

Todas as unidades do interior do Estado estão funcionando das 8h30 às 16h e somente com agendamento prévio através do site do Detran-MT.

Confira abaixo os serviços que podem ser feitos presencialmente por agendamento:

Habilitação

– Primeira habilitação;

– Troca para definitiva;

– Segunda via;

– Renovação de CNH;

– Alteração de dados;

– Mudança de categoria;

– Adição de categoria;

– Registro de estrangeiro;

– Entrega de CNH;

– Emissão de Certidão de Condutor;

– Indicação de condutor infrator;

– Entrega de CNH recolhida;

– Abertura de processos para Permissão internacional para dirigir – PID;

– Entrega de PID;

– Atendimentos à CFCs de Cuiabá;

– Coleta de imagem (foto).

Veículos

– Primeiro emplacamento;

– Vistoria;

– Transferência de Propriedade;

– Transferência de Município;

– Transferência de Jurisdição;

– 2ª Via CRV;

– Inclusão ou baixa de gravame;

– Comunicação de Venda;

– Cancelamento de Comunicação de Venda;

– Alteração de Características;

– Mudança de Categoria;

– Substituição de Motor;

– Baixas de Veículos;

– Troca de placa – PIV Mercosul.

Fonte | Assessoria

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