Com programação online, o Mês da Comunicação Social de MT começa no dia 3 de novembro debatendo internet e ambientes virtuais.

Com o objetivo de conectar estudantes de diversas regiões do estado, o Mês da Comunicação Social de Mato Grosso 2020 começa no dia 3 de novembro, às 19h (horário de Cuiabá), com a mesa de abertura “Comunicação, internet e ambientes virtuais”. Construído inteiramente online, o evento conta com a participação de professores e pesquisadores de Jornalismo, Cinema, Radialismo e Publicidade e Propaganda para pensar a Comunicação nas realidades mato-grossenses. Toda a programação será transmitida gratuitamente pelo canal oficial do evento no YouTube.

Organizado pelas representações estudantis dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos câmpus Cuiabá e Araguaia e também do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), a programação reúne nomes importantes da comunicação no Brasil, como o Prof. Dr. Luís Mauro Martino, da Faculdade Cásper Líbero, e também a Profª. Dra. Pâmela Saunders, da UFMT, que juntos farão parte da mesa de abertura do evento.

Além da fala dos pesquisadores, duas atrações culturais estão confirmadas para a abertura, com as performances do rapper Nicolaw, diretamente do município de Barra do Garças (520 km de Cuiabá), e um dueto das cantoras cuiabanas Luisa Lamar e Sophie.

Para Mylena Caitano, representante dos estudantes de Jornalismo da UFMT campus Araguaia, a iniciativa de construir um evento em conjunto com outros cursos de comunicação do estado é muito importante para fortalecer os estudos da área. “Sinto que esta é uma oportunidade da gente se unir e oferecer uma programação diversa para os estudantes compreenderem ainda mais as realidades e particularidades quando falamos de comunicação no estado”, explica.

Ainda de acordo com a estudante, poder contribuir com o projeto é uma das formas de levar eventos como este para a região do Araguaia. “É muito importante poder mobilizar um evento como este, onde a gente pode também dialogar sobre a nossa cidade, saindo um pouco dessa concentração de ações apenas em Cuiabá”, afirma Caitano.

Além da mesa de abertura, o evento conta ainda com outros seis encontros que visam debater temas como comunicação e meio ambiente, arquivos digitais e a manutenção da memória, cultura do ódio na internet, cobertura de pautas LGBT, mobilização dos coletivos negros em Mato Grosso e a cobertura de e-sports no Brasil. Já o encerramento será marcado por um Show de Talentos organizado pelos próprios estudantes como uma forma de valorizar as manifestações artísticas existentes em Mato Grosso.

Os participantes interessados no evento não precisam realizar nenhum tipo de inscrição prévia. Para garantir a certificação, será necessário responder a um pequeno formulário durante as transmissões. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal “Mês da Comunicação de Mato Grosso”, disponível no YouTube.

Confira a programação completa:

03/11 | 19h – Mesa de Abertura: “Comunicação, internet e ambientes virtuais”

Mediação: Mylena Leite (graduanda de publicidade e propaganda na UFMT)

Participantes: Pâmela Saunders (UFMT) e Luís Mauro Martino (Cásper Líbero)

Apresentações Culturais:  Luisa Lamar + Sophie e Nicolaw

05/11 | 19h – Live: Questões ambientais e a comunicação: Um caminho possível?

Mediação: Prof. Thiago Cury (UFMT)

Participantes: Profª. Eveline Baptistella (Unemat), Margarete Ribeiro Tavares (UNIGAMA) e Profª Patrícia Kolling (UFMT Araguaia)

10/11 | 19h – Live: Arquivos digitais: a manutenção da memória da comunicação é importante para a sociedade?

Mediação: Prof. Leonardo Esteves (UFMT)

Participantes: Hernani Heffner (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e Luis Borges (UFMT)

13/11 | 19h – Live: A cultura do ódio na internet: Como lidar? O que isso impacta no trabalho do comunicador?

Mediação: Profa. Ana Graciela (UFMT)

Participantes: Mainna Figueiredo (Pega Essa Dica Cuiabá) e Dra. Rose Vidal (UFES)

16/11 | 19h – Live: A cobertura de pautas LGBTI+ na comunicação

Mediação: Marcos Salesse (Estudante de Jornalismo na UFMT)

Participantes: Fabiana Moraes (UFPE) e Hiago Conrrado (Coletivo MT Queer)

18/11 | 19h – Live: A internet como espaço de mobilização: A realidade dos coletivos negros em Mato Grosso.

Mediação: Lupita Amorim (Coordenadora do Coletivo Negro Universitário da UFMT)

Participantes: Luiza (Coletivo Audiovisual Quariterê) e Grazi Godwin (Coletivo CorAge)

24/11 | 19h – A cobertura de e-sports e o contexto brasileiro.

Mediação: Prof. Carlos Rocha (UFMT)

Participantes: Lívia Caixeta (Assessora da Rensga),  João Pedro Donadel (Estudante UFMT Araguaia) e Ivan Mussa Gomes (UFRN)

27/11 | 19h – Show de Talentos (Encerramento)

 

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *