O Frigorífico Municipal de Pescado “Dionísio Passos dos Santos”, inaugurado em julho deste ano pela Prefeitura de Rondonópolis, no Distrito de Boa Vista, representa um importante estímulo para mais de 80 produtores da região. O nome do frigorífico é uma homenagem a um dos pioneiros da piscicultura no distrito e que foi um grande incentivador da produção de pescado.

O frigorífico, que recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão na construção e compra de equipamentos, tem capacidade de abatimento de até 3 mil quilos por dia. Na unidade, duas salas de câmaras frias garantem a qualidade da carne que fica armazenada após a produção. Uma das máquinas adquirida, conhecida como despolpadeira, extrai toda a carne do pescado descartando as espinhas. A tecnologia utilizada permite a transformação do pescado no produto final que será vendido em forma de almôndegas.

De acordo com o projeto do abatedouro frigorífico, a unidade tem 248,888 metros quadrados de área construída. A estrutura tem cozinha, almoxarifado, sala da administração, inspeção, refeitório, circulação, vestiário feminino e masculino, banheiros, varanda de expedição, estocagem de congelamento, entrada sanitária, fábrica de gelo, sala de evisceração e sala de embalagem.

Os produtores locais também recebem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária por meio de médicos veterinários e zootecnistas, que prestam auxílio técnico. Atualmente, os técnicos estão na região do Distrito de Boa Vista levantando a capacidade de produção e cadastrando os piscicultores que irão utilizar o abatedouro. Os produtores vão vender a produção para o mercado de Rondonópolis, mas boa parte da produção do pescado será adquirida pela prefeitura para incluir no cardápio da merenda escolar.

TANQUES

O apoio à piscicultura iniciou na primeira gestão do prefeito José Carlos do Pátio (2009 a 2012) com a construção de mais de 100 tanques. De volta ao comando da administração municipal em 2017, o prefeito retomou o programa com força total e já foram perfurados nestes últimos quatro anos 121 novos tanques destinados à criação de peixes, beneficiando produtores de diversas regiões do município, além do distrito de Boa Vista onde foram construídos vários tanques na primeira gestão.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)