Primeira-dama Virgínia Mendes destaca que unidade é referência no combate à violência contra a mulher

Com um mês de atendimento, a Delegacia 24 horas da Mulher, instalada no bairro Planalto, em Cuiabá já registrou mais de 1.100 atendimentos. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, responsável pela efetivação e implantação da unidade, destacou que o balanço do primeiro mês mostra que as mulheres têm buscado cada vez mais apoio para denunciar os casos de violência doméstica e sexual.

O balanço do primeiro mês traz um total de 338 medidas protetivas, 324 boletins de ocorrência, 310 atendimentos psicossociais e 150 prisões em flagrante. Os dados são de 09 de setembro até esta terça-feira (13.10).

Inaugurada em 08 de setembro, o Plantão 24 horas de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual foi a unidade da Polícia Civil que mais registrou protocolos no sistema PJe.

“Com um espaço exclusivo para as mulheres, acolhedor e totalmente estruturado, com uma equipe especializada, a Delegacia 24 horas da Mulher cumpre com o seu papel. E os dados só comprovam que as mulheres têm se empoderado mais e buscado ajuda, denunciando os crimes e violações de direito. É para isso que tanto lutei para que essa Delegacia saísse do papel e pudesse ser o que é hoje, essa referência no combate à violência contra a mulher”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.

A solenidade de inauguração, realizada no dia 08 de setembro, contou com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, Maria da Penha, que participou por videoconferência.

Na ocasião, a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, elogiou a estrutura. “Inciativas como esta são fundamentais para combater esses crimes, e para que mais mulheres possam ser atendidas com sensibilidade, acolhimento e segurança. Fiquei muito feliz por conhecer a delegacia 24 horas, e testemunhar o carinho com que tudo foi preparado para receber mulheres que estão em situação de sofrimento. É assim que devemos cuidar das famílias brasileiras”, afirmou a primeira-dama.

Outras personalidades receberam o reconhecimento do trabalho desenvolvido em defesa dos direitos da mulher, como a desembargadora Maria Erotides, a primeira delegada da mulher de Mato Grosso, Miedir Santana, já aposentada. E outras mulheres que foram fundamentais para a efetivação da unidade.

Estrutura

A unidade conta com salas apropriadas para acolhimento das vítimas, cartórios, salas de atendimento, para as equipes que atuam no local, além de uma brinquedoteca e playground para crianças.

A primeira-dama Virginia Mendes foi responsável por mobilizar diversos parceiros, empresários, amigos e voluntários na arrecadação de mais de R$ 200 mil em recursos e doações, utilizados para reforma e adequação da estrutura completa.

“Essa foi a primeira bandeira que assumi quando iniciamos a gestão, fiz questão de me envolver pessoalmente em tudo, pois sei que o combate à violência doméstica é algo essencial. Agradeço de todo coração todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Sem a ajuda de centenas de pessoas nada disso seria possível. Unidos somos mais fortes e vamos garantir os direitos das mulheres. Agradeço ao governador que sempre me apoiou e todos os que somaram forças conosco. Tenho certeza que esta Delegacia vai ajudar milhares de mulheres a saírem do ciclo da violência”, enfatizou Virginia Mendes.

O Plantão 24 horas da Mulher está instalado no bairro Planalto, anexo ao prédio da 2ª Delegacia da Capital. A equipe do plantão é formada por cinco delegadas e mais as equipes de escrivães, investigadores, assistentes sociais e psicólogas.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)