A Black Friday está consolidada no Brasil e é uma data muito importante para o Varejo Digital. A procura pela digitalização aumentou exponencialmente durante a pandemia, fazendo com que a e-thinkers, empresa de gestão de e-commerce, referência no segmento de moda de luxo, crescesse em 80% seu faturamento e o número de clientes aumentasse em 50%. Thiago Santos, CEO e fundador da marca, destaca que está otimista para essa Black Friday, ele estima um crescimento de 170% em comparação com os resultados do ano passado, mesmo vindo desse ano de pandemia onde as vendas digitais já cresceram muito.
O especialista acredita que ainda há espaço para crescimento do e-commerce e por isso lista as dicas abaixo para os varejistas aumentarem seus resultados na Black Friday. As dicas são segmentadas em três momentos importantes: antes, durante e depois da Black Friday.
• Antes
A gente sabe que a data tem sido estendida muitas vezes para todo o mês de novembro. Mas, se você não tiver a oportunidade de promocionar o mês todo, a minha dica é que você trabalhe muito bem na mídia com antecedência. Fazendo ações para captar público, seja por meio de preenchimento de formulário ou fomentando algumas bases de remarketing para impactar o público no momento adequado.
• Durante
Durante a Black Friday a hora é de se destacar no meio da multidão. Se você fez bem o trabalho de captação, agora você tem uma base sólida para se comunicar. Então recomendo que parte dos seus investimentos sejam em mídia de remarketing e mídia display, para que você impacte novamente essas pessoas que foram captadas. O investimento deve ocorrer também na estratégia de comunicação direta, seja e-mail marketing, SMS ou Whatsapp. O importante é usar todos os recursos que você possui para se comunicar novamente com essa base.
Outro ponto importante é: “Onde essa base vai aterrizar no seu site?” Ou seja, para onde você direcionará os clientes. É importante que seu inventário e vitrines estejam organizados. Colocando em evidência o que você tem mais estoque, aumentando assim a oportunidade de escoamento e de ter um bom resultado de vendas nesta data.
• Depois
O pós venda é o seu momento de brilhar, é aqui que você deve garantir excelência para ganhar a confiança do cliente. A entrega precisa chegar na casa do cliente no prazo combinado, se possível em um prazo até menor para que ele seja positivamente impactado. A Black Friday nos dá oportunidade de captar muitos clientes novos, se você conseguir uma boa relação com eles no pós venda, você terá grandes chances de que se tornem clientes no longo prazo, sendo recorrente e fazendo com que o investimento de Black Friday seja ainda mais positivo.
Para garantir um bom pós venda e uma entrega eficiente é importante organizar a estratégia de frete. Se o e-commerce tiver muitas vendas concentradas em uma determinada região é possível reservar um portador ou empresa de logística para ajudar na distribuição dessas vendas que terão um volume maior do que habitual.
A Black Friday é uma grande oportunidade para o varejo e acredito que assim como todo o ano de 2020 para o e-commerce essa será uma edição recordista em resultados.
Fonte | Assessoria
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