Os incêndios que se espalham pelo Pantanal ganharam maior atenção nas últimas semanas dentro e fora do Centro-Oeste, após o alto número de focos e as diversas cenas que denunciam o risco à fauna e à flora de um bioma que abrange grande parte de Mato Grosso. A preservação ao meio ambiente é um assunto importante e, para entender a atual situação do estado, na próxima quarta-feira (07), às 14 horas, a TOCA, Agência Experimental de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso, realizará uma live com Rafael Nunes, pesquisador em ecologia e conservação da biodiversidade.

O delicado cenário vivido por Mato Grosso nos últimos meses mobiliza pesquisadores e ativistas que atuam na linha de frente para a preservação da diversidade de espécies ameaçadas por incêndios e atividades agrícolas. Nunes abordará discussões sobre conservação e a prática para o cuidado da natureza. “Os incêndios florestais, intensos há três anos, provocam extinções locais e regionais de espécies-chave da fauna e flora, diminuem a diversidade de microrganismos do solo, provocam alterações climáticas regionais e podem contribuir para alterações climáticas globais. Debater biodiversidade neste momento de crise ambiental é importante, pois apenas a manutenção dela permitirá a continuidade da nossa e de outras espécies no planeta”, explica o pesquisador.

Rafael Nunes é mestre e doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso e realiza pesquisas sobre diferentes biomas brasileiros. Além do foco em proteção do ecossistema, ele também se dedica a trabalhos referentes à  Biologia da Conservação, uma área que estuda estratégias e métodos referentes à origem e à preservação genética das espécies. Nunes auxilia também na elaboração de “listas vermelhas”, estudando, analisando e fazendo catalogação das espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção.

A live é o quinto debate promovido pela agência desde o início do isolamento social, na iniciativa intitulada “Ciência Fora da Toca”, organizada por discentes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, com a supervisão das professoras Tamires Coêlho e Pâmela Craveiro. A transmissão ocorrerá pelo Instagram @toca_ufmt, com interação e rodada de perguntas enviadas pelo público. A ação também disponibilizará certificado do evento para aqueles que fizerem a inscrição via formulário.
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)