A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir desta semana, começa a levantar as informações que irão atualizar os números da safra de grãos e fibras do estado de Mato Grosso para o 1º Levantamento a ser divulgado pela Companhia, em âmbito nacional, no dia 8 de outubro próximo. Em função do afastamento social imposto pela COVID-19, todo o trabalho de coleta das informações será realizado remotamente, com apoio da rede de informantes.

Serão ouvidos analistas, escritórios que prestam serviços de assessoria técnica, produtores e revendas de insumos, entre outros. O objetivo é a sondagem de informações sobre as questões fitotécnicas e de mercado que influenciam a produção tais como área plantada, perspectivas de produtividade, influência climática, ataque de pragas e doenças, colheita, comercialização e demais dados relativos às culturas pesquisadas.

A pesquisa vai analisar o cenário atual das culturas de milho, soja, feijão, algodão, girassol, gergelim, mamona e arroz com foco na semeadura da safra 2020/2021 e a colheita e  comercialização das safras 2019/20 e 2020/21. As informações serão colhidas em 77 municípios mato-grossenses que detém expressiva produção de grãos. Durante a realização dos trabalhos será possível também, avaliar o percentual de área semeada com soja, condições climáticas e estimar a área que será destinada a outras culturas de valor econômico no estado.

Fonte | Assessoria Conab
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)