O calor intenso e o clima seco estão predominando nas últimas semanas e, assim como os seres humanos sofrem com os incômodos dos dias quentes, os animas também sentem as consequências das altas temperaturas. Por isso, é fundamental que os tutores e responsáveis pelos pets adotem medidas e cuidados especiais para garantir a saúde e o bem-estar dos amigos de quatro patas.

Segundo e veterinária Lorraine Oliveira, algumas dicas simples podem contribuir muito para amenizar a sensação de calor nos animais, uma vez que, como eles não apresentam glândulas sudoríparas para liberar o calor, precisam de outras alternativas que auxiliem na diminuição da temperatura corporal. “É importante manter os pets em ambientes mais arejados com umidificador de ar, toalha molhada ou bacia com água. Quanto mais fresco o ambiente melhor é para o animal”, explica Lorraine.

Ela também ressalta a importância da tosa para amenizar a alta temperatura, porém, ela precisa ser realizada de acordo com a raça e o tamanho ao animal. “Diminuir o comprimento dos pelos também ajuda muito nesses dias quentes, mas é preciso tomar cuidado pois eles podem sofrer queimaduras na pele caso o pelo esteja muito curto”, pontua.

Outra dica apontada pela veterinária é com relação aos exercícios físicos em dias de muito calor. De acordo com Lorraine, as atividades com os pets devem ser moderadas e os passeios realizados em horários de pouco sol. “É bom evitar de levar os animais para passar em horários muito quentes e não exagerar nos exercícios. Se perceber que o pet está cansado ou ofegante a recomendação é parar com a atividade e deixar o animal descansar. Atividades excessivas em dias com temperatura muito elevadas podem fazer com que o pet sofra um quadro de hipertemia maligna, podendo leva-lo à óbito”, alerta a veterinária.

Trocar a água dos animais com frequência, de preferência frias ou geladas, banhos refrescantes, picolés de água de coco ou de frutas também são excelentes alternativas para amenizar a temperatura corporal dos pets, mas atenção: nunca ofereça suco de uva ou carambola, pois são tóxicos para cachorros e gatos.

Seguindo essas dicas, o seu pet de estimação terá um pouco mais de facilidade para suportar as elevadas temperaturas dos últimos dias que tendem a continuar altas, pelo menos, pelas próximas semanas.

Fonte | Leandro de Castro
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)