A infância de Celma Grace, 51 anos, foi como a de muitas brasileiras do interior do país, com pouco acesso à cultura, arte ou lazer, mas com determinação e vontade para desbravar a vida. Apaixonada por circo, ela tinha o sonho de ser trapezista. Na maioridade, chegou a cursar duas faculdades, história e geografia, ambas interrompidas, pois precisou trabalhar para gerar renda. Foi, então, que ela criou a cooperativa de bordadeiras Bordana – uma homenagem à sua filha Ana Carolina e à paixão herdada da mãe, costureira e bordadeira.
“Quando minha filha morreu, quis criar algo para manter viva a memória dela. Foi quando decidi construir algo voltado para as mulheres, em uma rede tecida por muitas mães e suas histórias de vida”, diz Celma.
A ideia do resgate do bordado manual, que sempre esteve presente em sua vida através da mãe, foi contagiando um grupo de mulheres que criaram uma rede potente de geração de renda e inclusão social. A cooperativa, que começou na sala da casa de Celma com apenas 10 mulheres, hoje conta com um grupo de 22 bordadeiras e um bordadeiro. A produção é vendida online para todo o Brasil e também em loja física em Goiânia. Para se profissionalizarem, as bordadeiras participam de cursos e treinamentos.
“O desafio é continuar formando mulheres, sobretudo mães solo e meninas jovens que, diante das adversidades, não conseguem se inserir no mercado de trabalho”, afirma Celma.
História inspirou livro
No mês do Dia Mundial da Alfabetização e da Educação Básica no Brasil, o Instituto Natura lança “Um sonho feito de linhas”, livro desenvolvido pela SM Educação a partir de relatos da infância e histórias de vida de diversas Consultoras de Beleza Natura provenientes de diferentes regiões do Brasil. A ação nasceu por meio de uma parceria entre o Instituto Natura e a Fundação SM, que defendem que ações de fomento à leitura são transformadoras para a vida de crianças e adultos.
A obra foi escrita por Ana Carolina Carvalho, autora de obras infantojuvenis e psicóloga, que trabalha na educação com a formação de leitores – a partir de histórias de mulheres brasileiras reais, desbravadoras e que superam desafios e colaboram ativamente com a construção de uma educação pública de qualidade. As ilustrações são de Andreia Vieira.
O livro conta a história de mãe e filha que moram em uma cidade muito pequena e cheia de silêncios. Enquanto a menina inventa histórias, sua mãe passa as horas bordando e costurando. E, assim, a dupla vai construindo uma relação marcada por afeto, cumplicidade, descobertas, questionamentos, liberdade e escolhas,
Uma das inspirações para “Um sonho feito de linhas” foi Celma Grace Oliveira, natural de Missianópolis, distrito de Goiânia (GO). Ela decidiu ressignificar sua vida após a morte da filha, em 2007.
Como consultora de beleza da Natura, Celma atua desde 2005, para ter uma fonte de renda extra. A escolha por essa ocupação não foi aleatória, ela buscava algo com que se identificasse.
“Sempre busco aquilo que combine com meus princípios e valores. Minha filha também amava a Natura. Ela me ajudava com a preparação dos produtos para os clientes, com as embalagens. Para mim, esse trabalho também é um resgate afetivo da memória de minha filha”, diz.
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)