A Justiça Eleitoral segue executando os preparativos para as Eleições 2020. Neste mês de setembro, 25 Zonas Eleitorais participaram do ‘Teste de Desempenho da Totalização’, ação dividida em duas fases para avaliar as funcionalidades dos sistemas de transmissão e totalização do parque tecnológico do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e do TSE.

“São testes que permitem avaliar o funcionamento dos sistemas e da infraestrutura em condições mais próximas do real. Participaram todos os Regionais e um grande número de Zonas Eleitorais. O teste foi dividido na transmissão de uma grande massa de dados com origem nos Regionais e Cartórios. Identificamos oportunidades de melhoria que já estão sendo trabalhadas pelas equipes de TI”, destacou o Assessor de Apoio à Gestão da STI, Salomão de Souza Fortaleza.

O Teste de Desempenho da Totalização ocorreu entre os dia 2 e 4 de setembro. Nos dois primeiros dias a transmissão de dados foi realizada pelos Regionais, e no último, pelas Zonas Eleitorais. “No dia da Eleição as pessoas já esperam que o resultado seja divulgado com velocidade, que tudo dê certo, e isso somente acontece se o sistema e os procedimentos a serem adotados estiverem intensamente testados. Na semana anterior ao teste, os servidores da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais realizaram uma série de preparativos, situações que vão ampliando o conhecimento de todos os envolvidos para saber como contornar problemas no dia das eleições caso eles aconteçam”.

Ele reforçou que, em razão da pandemia, serão realizados menos testes. “Não será possível fazer a quantidade de testes que sempre fizemos nas proximidades do pleito, mas vamos ser ainda mais criteriosos em cada oportunidade que tivermos. Neste próximo teste buscaremos a participação de 100% das Zonas Eleitorais. Esta será uma boa oportunidade para operar o novo sistema SisTot, que substituiu o antigo sistema Gerenciamento”.

O próximo teste ainda não teve a data confirmada. Ele deve acontecer nos últimos dias deste mês ou no início de outubro.

Fonte | Assessoria TRE-MT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)