Iniciativas desenvolvidas em todos os níveis da Educação Básica ganham espaço no Prêmio Professor Transformador, que já está com inscrições abertas para a edição de 2021
Valorizar o protagonismo do professor entre os agentes responsáveis pela promoção de uma Educação Transformadora é um dos objetivos do Prêmio Professor Transformador, que já recebe inscrições para a edição de 2021. A iniciativa, realizada em conjunto pelo Instituto Significare, Base2edu e Bett Educar, é a oportunidade que os educadores de todo o País têm para colocar em evidência projetos realizados no ambiente escolar e cujos impactos possam ser observados além dos seus limites. As inscrições podem ser feitas acessando o site significare.org.br/premio .
Essa relação foi constatada nos mais de 1.200 projetos inscritos para a primeira edição do Prêmio, dentre os quais os quatro escolhidos como vencedores, representando cada um dos níveis do Ensino Básico. Em Piraju (SP), por exemplo, o projeto “Códigos da Cidade”, coordenado pelo Professor Alberto Rodrigues, chamou a atenção dos alunos para a importância de iniciativas que colaborem para a preservação do meio ambiente, resultando inclusive na coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em apoio à construção de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município. A iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental I.
Em São Paulo (SP), o projeto “Clube da Luta”, coordenado pela Professora Flávia Arante e vencedor do Prêmio na categoria Ensino Médio, abriu espaço para que as alunas pudessem compartilhar suas experiências de vida, expectativas, inseguranças e outros assuntos sobre os quais, muitas vezes, não conseguiam falar em suas casas, devido à pouca abertura para o diálogo.
O potencial dos diferentes tipos de linguagem como ferramenta para integrar escolas e famílias também foi destaque em outros dois projetos vencedores da primeira edição do Prêmio: “Extra, extra, extra, tá na hora de brincar”, coordenado pela Professora Raelen Gonçalves, que desenvolveu um jornal da classe juntamente com os alunos do Ensino Infantil, em Mogi das Cruzes (SP); e “Fanfiqueiros de Papel”, do qual esteve à frente a Professora Raquel Zandonadi, de Praia Grande (SP), que utilizou a linguagem das chamadas “fanfics”, narrativas construídas pelos fãs de séries, personagens e outras atrações de interesse do público jovem, para tornar mais atrativas as aulas de Língua Portuguesa. O projeto venceu o Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II. Este e todos os outros projetos vencedores podem ser acessados gratuitamente no banco de práticas do Instituto Significare.
De acordo com o Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare e Idealizador do Prêmio Professor Transformador, o principal objetivo do Prêmio Professor Transformador é dar visibilidade a iniciativas como essas que estão sendo desenvolvidas Brasil afora e, com isto, inspirar tantos outros professores com exemplos reais de práticas educacionais transformadoras. “Uma Educação Transformadora é aquela que transforma o indivíduo para além dos limites da escola e alcança a sociedade. Com o Prêmio, queremos estimular mais educadores a compartilharem suas iniciativas e promover educadores e práticas inovadoras”, explica.
Como participar
Para participar do Prêmio Professor Transformador 2021, o educador deve acessar o site significare.org.br/premio e inscrever o seu projeto. As inscrições se encerram no dia 01/03/2021.
O Prêmio Professor Transformador 2021 contemplará os quatro níveis do ensino básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para participar da iniciativa, o educador interessado deve ter implementado o (s) projeto (s) em escola da rede pública ou privada até a data da inscrição.
Os 350 projetos mais bem pontuados irão receber o certificado e o selo Professor Transformador 2021 e serão incluídos no banco de práticas transformadoras no site do Instituto Significare, além de serem inseridos em uma comunidade ativa para conexão com outros educadores adeptos da educação criativa e transformadora.
Os segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber, além do troféu, prêmio de R﹩ 2,5 mil e apresentarão seus projetos na Bett Educar 2021. Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor de R﹩ 7 mil, troféu e participação especial como convidado na Bett Educar 2021.
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)