A presença do racismo na área da saúde é ainda desconhecida pela população, visto que existem marcas raciais biológicas em seu ensino que não contemplam conhecimentos para cuidar de pacientes negros. No Brasil, as políticas públicas de saúde e de formação em saúde/enfermagem podem afetar diretamente a qualidade e condições de vida do contingente negro do país, por isso a TOCA – Agência Experimental de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai realizar uma live na próxima quarta-feira (09), às 14h, sobre saúde da população negra com o pesquisador Valdeci Silva Mendes.

Valdeci Silva Mendes é enfermeiro, mestre  e doutorando em educação pela UFMT. Autor do livro “Ensinar a cuidar em enfermagem: uma abordagem étnico-racial, histórica e contemporânea!” é o terceiro convidado da ação “Ciência Fora da Toca”, uma série de lives realizadas pelo Instagram da TOCA para divulgar conhecimento científico e acadêmico.

“Esse tema é muito importante, pois mostra que até mesmo na área da saúde também existe racismo, mesmo que de forma velada, além de mostrar a desigualdade e o não favorecimento do cuidado para com pacientes negros.”, explica a estudante de Publicidade e Propaganda e integrante da TOCA Tiago Sobrinho, sobre a escolha do tema da live com a pesquisadora.

Mediados por estudantes do projeto de extensão, os bate-papos com cientistas e pesquisadores de vários lugares do Brasil são abertos ao público, que pode interagir e enviar perguntas. O projeto já realizou debates com cientistas sobre questões raciais e agora debaterá questões relacionadas à saúde de populações em vulnerabilidade social.

A participação na live oferecerá certificação a todas as pessoas que que se inscreverem pelo formulário online até o dia 09 de setembro. Mais informações estão disponíveis nos perfis da TOCA nas redes sociais Facebook e Instagram.

Fonte | TOCA – Agência Experimental de Comunicação da UFMT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)