A médica dermatologista Dra. Carolina Zerbini esclarece os segredos para uma pele livre de melasma
O melasma é caracterizado pela aparição de manchas escuras na pele. A coloração da pele é dada por um pigmento natural do ser humano chamado melanina, que a protege contra os efeitos dos raios solares. As manchas são uma condição comum em qualquer idade e que surgem devido à alta produção de melanina na região atingida. O corpo reconhece uma “mudança estranha” proveniente de diferentes fatores – heranças genéticas, alterações hormonais causadas por uma gravidez ou uso de anticoncepcionais, exposição excessiva ao sol, entre outros – e reage por meio da hiperpigmentação para proteger a pele.
“Basicamente, o corpo fabrica uma quantidade de melanina maior do que a normal que, quando acumulada, forma as manchas”, explica a dermatologista Dra. Carolina Zerbini, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), preceptora na PUC-São Paulo, no campus de Sorocaba, e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
As manchas em geral acometem as pessoas independentemente da idade, enquanto o melasma surge com maior frequência entre mulheres adultas. Ele é muito comum no rosto, mas também pode estar presente nos braços, pescoço e colo. A principal causa do melasma são os raios solares, já que muitas pessoas não costumam passar filtros solares. “Existe uma variedade de produtos para proteção da pele contra a radiação ultravioleta ou mesmo a luz visível: em creme, com tonalizantes, em spray e dedicados para cada tipo de pele”, alerta Zerbini. Cetaphil® Sun é o fotoprotetor da Galderma, com fator de proteção solar (FPS) 70, com ou sem cor, de uso diário e desenvolvido especialmente para pele oleosa. Há uma outra versão em formato de spray, com FPS 30 e para todos os tipos de pele, e em loção, com FPS 50 e para pele muito sensível.
“A versão com cor ajuda a proteger ainda mais a pele, já que esse tipo de filtro solar confere proteção contra os raios UV e contra a luz visível”, comenta a médica. Além do uso imprescindível do protetor solar ajudar contra a formação de manchas, ele também evita o envelhecimento precoce. É importante que o protetor seja aplicado em qualquer estação do ano, mesmo para o dia a dia. Outra dica de cuidado para proteção da pele é hidratá-la. “Pele hidratada é pele saudável. A hidratação ajuda a manter a barreira cutânea firme e equilibrada, o que está diretamente ligado à menor formação de manchas”, afirma.
A linha Cetaphil® também possui cremes e loções hidratantes de ação instantânea, profunda e prolongada. Vale lembrar que consultar um médico dermatologista é essencial para definir os melhores tratamentos. “As atividades contra o melasma preveem um conjunto de medidas eficazes a fim de clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte, como a própria Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda.”
Sobre a Galderma
A Galderma, maior empresa global independente de dermatologia do mundo, foi criada em 1981 e atualmente está presente em mais de 100 países com um extenso portfólio de medicamentos prescritos, soluções estéticas e produtos para o consumidor. A empresa faz parceria com profissionais de saúde em todo o mundo para atender as necessidades de saúde da pele das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções cientificamente definidas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informações, visite http://www.galderma.com .
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)