Vídeo explica os procedimentos para realizar a inscrição. Prazo termina às 23h59 do dia 11 de setembro e provas serão aplicadas em 8, 9, 10 e 11 de dezembro

Os interessados em realizar o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) deverão se inscrever até as 23h59 do dia 11 de setembro (horário de Brasília). O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, em postos aplicadores no Brasil e no exterior.

Caso você ainda não tenha realizado a inscrição,  assista ao vídeo tutorial que explica o passo a passo.

Confira os procedimentos para realizar a sua inscrição no exame:

1. Acesse https://celpebras.inep.gov.br e clique em “REALIZAR INSCRIÇÃO”. Em seguida preencha os campos com as suas informações pessoais.

2. Na segunda etapa, participantes que precisam de atendimento especializado devem fazer a solicitação.

3. O mesmo vale para o tratamento pelo nome social, que está disponível na terceira etapa. Será necessário anexar uma foto atual e a cópia do documento de identidade.

4. Na quarta etapa, são solicitadas informações sobre a língua materna, se já participou do Celpe-Bras e se possui proficiência em outra língua. Preencha os campos e clique em “CONTINUAR”.

5. No questionário do participante, são feitas perguntas pessoais que devem ser respondidas em todos os campos para seguir adiante. Na última pergunta, é preciso informar cinco opções de interesse.

6. Nesta etapa é necessário selecionar o país de realização da prova. Em seguida as opções de posto aplicador e a quantidade de vagas ficarão disponíveis. Basta selecionar em qual posto quer se inscrever.

7. Após responder todas as etapas, um resumo com as informações será apresentado. Confira se elas estão corretas. Caso identifique algum erro, volte à etapa que precisa de correção, selecionando o menu na barra superior.

Quando todas as informações estiverem corretas, salve a inscrição clicando em “ENVIAR”. Guarde o resumo que ficará disponível no sistema e procure o posto aplicador que selecionou para obter informações sobre o pagamento da taxa de inscrição.

Celpe-Bras – O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.

Taxa de inscrição – O custo do exame será estabelecido pelo posto aplicador. O valor máximo será de R$ 230,00 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos).

COVID-19 – Considerando a situação de pandemia e os procedimentos de prevenção contra o novo coronavírus, medidas de segurança sanitária deverão ser adotadas pelos postos aplicadores. A aplicação deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Confira o vídeo tutorial

Acesse o Sistema Celpe-Bras

Postos aplicadores no Brasil

Postos aplicadores no exterior

Acesse o Edital

Fonte | Assessoria INEP

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)