Estrangeiros que desejam obter certificado de proficiência em língua portuguesa devem se inscrever até o dia 11 de setembro para realizar o exame

As inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas desde as 17h desta segunda-feira (31). Os interessados devem preencher cadastro pela internet, no Sistema Celpe-Bras, até as 23h59 do dia 11 de setembro (horário de Brasília), e seguir as orientações do posto aplicador escolhido para se informar sobre a taxa de inscrição, que deverá ser paga até o dia 14 de setembro. As vagas para cada posto aplicador são limitadas. A relação dos locais que aderiram à edição 2020 do Celpe-Bras e o limite de inscritos por posto constam no anexo I do edital.

O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.

Não há uma data de validade para a certificação nem determinação quanto ao nível de proficiência exigido, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições. Desse modo, é possível que uma universidade exija nível intermediário enquanto outra venha a requerer nível avançado para que um cidadão estrangeiro possa participar de programas de graduação ou pós-graduação.

Taxa de inscrição – O custo do exame será estabelecido pelo posto aplicador. O valor máximo será de R$ 230,00 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos).

COVID-19 – Considerando a situação de pandemia e os procedimentos de prevenção contra o novo coronavírus, medidas de segurança sanitária deverão ser adotadas pelos postos aplicadores. A aplicação deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade. O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, em postos aplicadores no Brasil e no exterior.

Acesse o Sistema Celpe-Bras

Postos aplicadores no Brasil

Postos aplicadores no exterior

Acesse o Edital

Fonte | Assessoria INEP
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)