Exame é destinado a estrangeiros que desejam obter certificado de proficiência em língua portuguesa. Aplicação acontecerá em dezembro deste ano

As inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estarão abertas na próxima segunda-feira, 31 de agosto, a partir das 10h, pelo horário de Brasília. Os interessados devem preencher cadastro no Sistema Celpe-Bras e seguir as orientações do posto aplicador escolhido para se informar sobre a taxa de inscrição, que deverá ser paga até o dia 14 de setembro. O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, em postos aplicadores no Brasil e no exterior.

As vagas para cada posto aplicador são limitadas. A relação dos locais que aderiram à edição 2020 do Celpe-Bras e o limite de inscritos por posto também constam no anexo I do edital.

Considerando a situação de pandemia e os procedimentos de prevenção à COVID-19, medidas de segurança sanitária deverão ser adotadas pelos postos aplicadores. A aplicação deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Não há uma data de validade para a certificação nem determinação quanto ao nível de proficiência exigido, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições. Desse modo, é possível que uma universidade exija nível intermediário enquanto outra venha a requerer nível avançado para que um cidadão estrangeiro possa participar de programas de graduação ou pós-graduação.

Taxa de inscrição – O custo do exame será estabelecido pelo posto aplicador. O valor máximo será de R$ 230,00 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos).

Acesse o Sistema Celpe-Bras

Postos aplicadores no Brasil

Postos aplicadores no exterior

Acesse o Edital

Fonte | Assessoria INEP
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)