No momento em que as empresas retomam as atividades e as pessoas voltam a trabalhar nos escritórios, é importante ter mecanismos de verificação de que as empresas estão cumprindo as exigências para não disseminação da COVID-19. Certificação digital é solução adotada por várias companhias

É crescente o número de empresas que estão retomando as atividades presenciais nos escritórios, à medida que mais cidades flexibilizam o isolamento social. Contudo, é também grande a insegurança de colaboradores quanto às condições de trabalho no que se refere aos cuidados contra a disseminação do vírus SARS-CoV-2. E uma das questões que surgem é: como verificar se o escritório em que você trabalha está adequado às exigências dos protocolos sugeridos pelas autoridades da área sanitária? É nesse contexto, que a certificação digital surge como solução para atestar que o ambiente é seguro.
A ICV Brasil, uma das principais empresas das áreas de inspeção, certificação e vistoria, está implantado, em várias empresas e instituições, o Selo ALS (Ambiente Limpo e Seguro), que garante a limpeza e a segurança do ambiente empresarial e comercial. Trata-se de certificação 100% digital, líder em sua categoria, realizada de forma remota, a partir de uma plataforma própria de captura e envio das imagens dos escritórios ou outros estabelecimentos ou empresa digitalmente, para a auditoria de verificação da conformidade do ambiente aos protocolos de segurança e limpeza. É um modelo semelhante ao Selo Clean & Safe, do Ministério da Saúde de Portugal, e que obteve grande aderência e bons resultados.
O processo de certificação envolve o cumprimento de vários procedimentos de segurança. Mensalmente, são solicitadas fotos ou vídeos para comprovar o atendimento aos requisitos. “Todo material disponibilizado passa por auditoria e caso o auditor encontre inconsistências, pode solicitar ao cliente uma auditoria remota ou o envio de ações e evidências de atendimento”, explica Suzete Suzuki, diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil.
Entradas, saídas, cozinhas, lavatórios, banheiros, áreas de lazer, refeitórios, corredores, escritórios, recepções e demais salas são os ambientes propensos e receber o selo. Esta certificação atesta o comprometimento das organizações e estabelecimentos com o controle de entradas e saídas; a disponibilidade de álcool em gel 70%; o controle de temperatura de clientes e colaboradores; a redução da capacidade de público para evitar aglomeração; o distanciamento das pessoas em filas; e os sistemas de ventilação e climatização limpos, entre outros pontos.
Outros aspectos necessários à obtenção da certificação são as comunicações obrigatórias, por meio de avisos, para lembrar da necessidade de lavar as mãos e informar sobre o número máximo de pessoas permitido, bem como as demonstrações de demarcação, identificação e limpeza dos ambientes. As empresas e organizações ainda precisam promover o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), além de manter as equipes atualizadas e bem informadas sobre as questões envolvendo a COVID-19.
A fiscalização conta com o apoio do próprio cliente ou dos usuários do espaço, caso estes detectem alguma irregularidade ou vulnerabilidade na segurança. Para isso, as empresas são obrigadas a realizar uma comunicação em displays, banners e folders nos ambientes, com o QR Code gerado pela ICV Brasil, e por meio do qual as denúncias podem ser feitas. Também é possível verificar se o certificado está com sua validade em dia por meio do site http://www.ambientelimpoeseguro.com.br. Nesse caso, a ICV Brasil encaminha a queixa anonimamente aos responsáveis da empresa ou do estabelecimento comercial, dando um prazo de 24 horas para resposta.
“A fiscalização por parte do usuário do espaço – seja um estabelecimento comercial, um ambiente corporativo ou as áreas de operação das empresas – é de grande importância, pois ele pode registrar e denunciar a não conformidade com rapidez e agilidade via dispositivo móvel”, destaca Suzete.
A certificação atende a todos os tipos de negócios que estão retomando suas atividades, ou o farão em breve, incluindo escritórios, shopping centers, bares, restaurantes e lanchonetes, cinemas, escolas e faculdades/cursos, lojas e boutiques (em shoppings e de rua), laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos e outros em geral, academias e estúdios, áreas comuns de condomínios, além de operações de grande complexidade de aeroportos, construtoras e indústrias.
Sobre a ICV
A ICV Brasil atua desde 2014 prestando serviços especializados em favor da garantia da qualidade e da avaliação de conformidade, conforme requisitos técnicos regulamentares e necessidades específicas de seus clientes. Por meio de uma equipe de alta competência e com larga experiência de mercado, a empresa é acreditada pelo CgCRE/INMETRO como organismo certificador para ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade Produtividade no Habitat, SASC – Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis, Ensaios de Estanqueidade e para outros Selos desenvolvidos como PBQI – Programa Brasileiro de Qualidade e Integridade e LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, entre outras certificações.
Também já realiza hoje Auditorias Remotas para Auditorias de Certificação com Acreditação do CgCRE/INMETRO. Realiza ainda Inspeções de Fabricação Remotas no Brasil, no México, na Itália, Alemanha e China, cujo objetivo é garantir que o equipamento ou material do fornecedor atende a projetos da área de Óleo & Gás. Os especialistas da ICV também avaliam Sistemas de Gestão e processos de TI (Tecnologias de Informação), seguindo normas com reconhecimento nacional e internacional.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)