Atuação da organização criminosa já causou prejuízo de mais de R$ 3 milhões para as vítimas.

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (20) deve cumprir 53 ordens judiciais contra envolvidos em crimes de roubos, furtos e receptação de gado em propriedades rurais da região metropolitana e interior do estado.

De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, a operação denominada ‘Mahyas’ ter por objetivo cumprir 24 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão, sete sequestros de veículos e três suspensões de atividades comerciais em açougues que vendem carnes de animais de abatedouros clandestinos.

Os mandados referentes a crimes de organização criminosa, roubo majorado e furto qualificado são cumpridos nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Jangada, Barra do Bugres e Nova Mutum.

Entre os alvos está um policial militar da ativa. O cumprimento da ordem judicial contra ele é acompanhado pela Corregedoria da Polícia Militar.

Segundo a polícia, as investigações da Derf iniciaram há aproximadamente um ano, devido à complexidade dos trabalhos na zona rural.

Materiais apreendidos pela polícia durante as investigações — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Materiais apreendidos pela polícia durante as investigações — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Conforme os levantamentos, a atuação da organização criminosa já causou prejuízo de mais de R$ 3 milhões para as vítimas.

Para praticar os crimes, o grupo rendia os moradores e funcionários, os mantendo em cárcere privado até realizarem a subtração dos animais, deixando a propriedade somente após o gado ser desembarcado no local em que ficaria escondido.

Em alguns casos, segundo a polícia, os criminosos permaneceram mais de dois dias na propriedade, obrigando funcionários a preparar as refeições para eles. Durante as ações criminosas, eles também aproveitavam para subtrair tratores e equipamentos da propriedade.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)