Central Eletrônica de Serviços (CEI) permite a consulta, a visualização e a solicitação de certidões, procurações, escrituras, e diversos tipos de atos sem a necessidade de deslocamento ao Cartório

Os Cartórios do Mato Grosso registraram um aumento de 134% nas solicitações de serviços online em julho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são da Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI), plataforma que reúne todos os 261 Cartórios do Estado, e é administrada pela Associação de Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT)

No mês de julho deste ano, foram feitos 29.310 atos de forma eletrônica, entre eles certidões de nascimentos, casamentos, óbitos, escrituras de compra e venda, procurações, registros e protestos. No mesmo período do ano passado, o total de atos foi de 12.451. Na comparação de março a julho de 2020 – período que abrange a pandemia do novo coronavírus no Brasil –, foram registradas 96.212 solicitações. Durante os mesmos meses, em 2019, o número foi de 51.797, o equivalente ao crescimento de 85%.

Segundo a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Velenice Dias de Almeida e Lima, o aumento pode estar ligado ao isolamento social, mas também é resultado de uma sociedade cada vez mais tecnológica e da divulgação da ferramenta, que incrementou sua utilização no meio do agronegócio.

“O momento que o mundo está passando é um dos motivos para que os números tenham crescido tanto. Mas, além disso, as pessoas estão cada vez mais se adequando às tecnologias e às facilidades proporcionadas por serviços que podem ser feitos diretamente de seus computadores, celulares ou tablets. A ampla divulgação deste serviço no meio do agronegócio também tenha contribuído para esta facilidade chegue ao conhecimento de comerciantes, empresários e produtores”, enfatizou a presidente. 

Central de Serviços

A Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI) (https://app.anoregmt.org.br/) recepciona os documentos de todos os tipos de cartórios (registro de imóveis, civil, títulos e documentos, protesto, tabelionato de notas) para facilitar o dia a dia da população.

A plataforma é regulada pelo Provimento nº 81/2014, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), e também atende aos requisitos do Provimento nº 47/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça, que trata sobre o registro eletrônico de imóveis.

Por meio da CEI, os clientes podem consultar, visualizar e também solicitar segundas vias de procurações, escrituras, diversos tipos de certidões, dentre outros serviços. As solicitações podem ser realizadas, inclusive, a partir de tablets ou smartphones. Após encontrar o documento de que necessita, o usuário pode fazer o pedido e recebê-lo por meio físico ou digital.

Sobre a Anoreg/MT

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 261 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)