Prevenção com gargarejo! Alguns tipos de enxaguante bucal são capazes de inativar o vírus da Sars-CoV-2, da covid-19. É o que mostra uma pesquisa liderada pela Universidade Ruhr-Bochum, na Alemanha.

O estudo, publicano no final de julho no The Journal of Infectious Diseases, mostra que foram testadas oito marcas de enxaguantes bucais com diferentes composições, misturando cada produto com partículas virais durante 30 segundos, para simular o efeito do gargarejo.

Depois aplicaram a mistura às células do tipo Vero E6, que são particularmente receptivas ao novo coronavírus.

Redução na carga viral

De acordo com os cientistas, todas as preparações reduziram a concentração inicial do vírus nas amostras testadas. Já uma exposição de 30 segundos aos enxaguantes reduziu a carga viral a tal ponto que nenhum microrganismo foi detectado.

Após o sucesso da primeira análise, o grupo quer fazer um estudo clínico sobre a eficácia dos produtos contra o Sars-CoV-2.

“Fazer gargarejos com enxaguante bucal não pode inibir a produção de vírus nas células, mas pode reduzir a carga viral a curto prazo de onde vem o maior potencial de infecção, a cavidade oral e a garganta, e isso poderia ser útil em certas situações, como no dentista ou durante o atendimento médico de pacientes da Covid-19”, explicou Toni Meister, líder do estudo, em comunicado.

Fonte | Galileu

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)