Crianças a partir de 6 meses até adultos de 59 anos devem procurar as unidades de saúde de Rondonópolis para tomar a vacina contra o sarampo. A convocação para imunização é da Secretaria Municipal de Saúde atenta em alcançar o maior número de pessoas para receberem a vacina. Todas as unidades de saúde estão preparadas para aplicar as doses.

A baixa procura pela vacina tríplice viral, que previne o contágio do sarampo, caxumba e rubéola, tem preocupado a área da saúde que precisa levar a dose a 95% das crianças que têm de seis meses até cinco anos. A SMS estima que somente esse público totalizam cerca de 18 mil crianças e a maioria delas ainda não foi imunizada contra essas doenças.

aplicação da tríplice viral faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. É importante que os pais verifiquem o cartão de vacinação dos seus filhos para confirmar se está em dia e, caso necessário procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para receber a dose.

Todos os PSFs, ESFs, centros de saúde e as Policlínicas dispõem da vacina contra o sarampo, exceto as que estão funcionando no projeto Sentinela, que atende exclusivamente pacientes com sintomas relacionados à Covid-19 ou síndromes gripais.

O Ministério da Saúde orienta que pessoas com até 29 anos devem ter tomados duas doses da tríplice viral, de 30 a 59 anos deve ter recebido pelo menos uma dose e os profissionais de saúde precisam ser imunizados com duas doses.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)