Docente da Universidade de Cuiabá, Felipe Amorim Zarour, elenca dicas de como identificar a pressão alta, assim como prevenção com tratamento

A Hipertensão arterial é o aumento anormal, e por longo período, da pressão que o sangue faz à circular pelas artérias. A doença que atinge um em cada três brasileiros na idade adulta, é conhecida também por pressão alta. Essa comorbidade está por trás de, em média, 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e 40% dos infartos. Além disso, a condição é responsável por 25% dos casos de insuficiência renal terminal, levando pacientes a precisarem de hemodiálise.
O cardiologista e docente do curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), Felipe Amorim Zarour, aponta que a hipertensão é uma doença silenciosa e, portanto, na esmagadora maioria das vezes, o primeiro sintoma pode ser um evento grave, como um AVC ou um infarto. “É de extrema importância que ao notar qualquer desses sintomas, o paciente procure um médico. Após exames, o indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo “, destaca o docente, Felipe Amorim.
Alguns fatores de risco podem desencadear ou agravar essa doença, como obesidade, estresse, sono irregular, sedentarismo, diabetes, doenças renais, apneia do sono, hipertireoidismo, alto consumo de sal, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas e menopausa. “O histórico familiar é o principal fator de risco, pois filhos de pais hipertensos têm um risco 60% maior de ter pressão alta. Assim como a faixa de idade do paciente, a partir dos 60 anos de idade, as artérias perdem a flexibilidade”, esclarece o cardiologista.
Prevenção e tratamento
Embora não tenha cura, a pressão alta pode ser controlada. Para prevenir e conter, é fundamental manter hábitos saudáveis no dia-a-dia, como a adoção da dieta “DASH”, que consiste em uma alimentação rica em fibras, verduras, leguminosas, azeite, castanhas e peixes, evitando-se o consumo excessivo de sódio. O cardiologista e docente da Unic, Felipe Amorim, listou algumas dicas de atitudes simples que podem ajudar. Confira:
• Pratique exercícios: a prática de exercícios físicos ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir o peso corporal, o que é importante porque o excesso de peso é outro fator que contribui para a hipertensão;
• Reduzir o consumo de sal: O impacto do consumo excessivo de sal na pressão arterial não é novidade. Porém, é necessário estar atento não só à adição de sal nas preparações de alimentos. Também é importante evite produtos em conserva, embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos processados, refrigerantes, queijos amarelos e temperos prontos;
• Reduzir a ingestão de álcool: O consumo de bebidas alcoólicas pode ser danoso à saúde, e deve ter o consumo reduzido ou eliminado;
• Não fumar: A nicotina é um dos elementos responsáveis pela pressão alta, além de todos os outros malefícios da substância;
• Elimine o estresse: O estresse excessivo é um dos responsáveis por desencadear diversas doenças, dentre elas a hipertensão. Respeite seus limites, durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer.
Além de novos hábitos alimentares e cuidados individuais, o tratamento pode necessitar de uso de medicamentos prescritos pelo médico. É essencial que o paciente faça acompanhamento periódico especializado, para receber as orientações corretas para o seu caso.
Sobre a Unic
Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.unic.br.
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)