Realizada anualmente, Campanha de Embaixadores tem a meta de arrecadar R$ 94 mil para a realização de projetos de infraestrutura em saúde em comunidades de BH e região

Como está sendo o seu “novo normal”? Para 231 mil famílias que vivem em aglomerados de Minas Gerais (IBGE 2019), o “novo normal” continua sendo sobreviver com escassez de serviços de saúde e saneamento básico precário. Para transformar esse cenário, a organização social TETO lançou um desafio para sete voluntários mineiros: arrecadar R$ 94 mil em 45 dias.

Esses voluntários integram a Campanha de Embaixadores, que tem a missão de espalhar a história e o propósito da organização enquanto arrecadam recursos para o desenvolvimento de projetos em comunidades e aglomerados. Junto com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETES Sustentáveis, sediado na UFMG, a voluntária Ayana Lemos aceitou o convite para integrar a campanha.

“Faço mestrado em Saneamento na UFMG e conheço bem os problemas que nosso país enfrenta nesse setor. A TETO deu um passo importante em engajar voluntárias e voluntários para transformar um pouco dessa realidade. É emocionante e muito prazeroso ser uma Embaixadora TETO 2020”, comenta. As doações estão sendo feitas on-line por meio da plataforma de crowdfunding Catarse.

A partir do montante arrecadado, a TETO irá construir projetos de infraestrutura básica em comunidades precárias da região metropolitana de Belo Horizonte – locais que foram novamente esquecidos pelo poder público durante a pandemia da Covid-19 e estão entre os focos mais vulneráveis da doença.

É por isso que a organização, tradicionalmente conhecida pelas atividades massivas e a construção de moradias de emergência, está focada em levantar centros de captação de água, banheiros modulares, hortas comunitárias, refeitórios e outros projetos que atendam o que se mostra mais urgente no momento: o acesso à água e saneamento básico, a garantia de segurança alimentar e o desenvolvimento comunitário.

“Dado o contexto atual da pandemia, a atuação da TETO em conjunto com as comunidades se torna ainda mais urgente, e qualquer contribuição à Campanha de Embaixadores é extremamente importante e necessária para tirarmos do papel esses projetos”, explica Lara Fainblat, coordenadora comercial da TETO em Minas Gerais.

Desse modo, a TETO entra em nova fase reforçando seu compromisso de atuar lado a lado das comunidades e de nunca normalizar a pobreza e o medo enfrentado diariamente pelos moradores e moradoras desses territórios – especialmente diante da pandemia. Todos os detalhes sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 podem ser consultados em www.tetobrasil-covid19.org.

Sobre a TETO

A TETO é uma organização internacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Conta com soluções de moradia e projetos de melhoria do entorno da comunidade, como a construção de casas emergenciais e projetos habitacionais, além do fortalecimento de lideranças comunitárias e oficinas de direito. Há 13 anos no Brasil, a organização já construiu mais de 4 mil moradias de emergência, desenvolveu 50 projetos comunitários e mobilizou mais de 70 mil voluntários.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *