Estrangeiros interessados em ingressar em cursos da educação superior no Brasil ou em processo de naturalização precisam comprovar domínio da língua portuguesa  

Faltam menos de 20 dias para a abertura das inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) – meio brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O prazo começa no dia 31 de agosto e termina em 11 de setembro. A prova é aplicada no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A próxima aplicação será nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro. 

Mas você sabe para que serve o certificado? No Brasil, ele é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização. 

Não há uma data de validade para a certificação nem determinação quanto ao nível que deve ser exigido para cada função, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições. Desse modo, é possível que uma universidade exija nível intermediário enquanto outra venha a requerer nível avançado para que um cidadão estrangeiro possa participar de programas de graduação ou pós-graduação. 

As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, entre outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. 

Os resultados do Celpe-Bras são publicados no Diário Oficial da União (DOU), nas datas previstas em cada edital. Para comprovação do resultado do exame, a publicação no DOU tem o mesmo valor das certidões eletrônicas expedidas. 

A emissão da certidão eletrônica é possível apenas para os participantes que preencheram todos os campos do sistema durante a inscrição, atingiram a nota mínima para a obtenção do certificado e realizaram o exame a partir da edição 2009/2. Participantes que

fizeram o Celpe-Bras entre 1998 e 2009/1 devem solicitar a emissão de segunda via diretamente ao Inep, pelo e-mail atendimento.celpebras@inep.gov.br. 

Níveis de certificação – O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em língua portuguesa, de acordo com o edital: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Para obter o certificado, é preciso alcançar, tanto na parte escrita quanto na parte oral, pelo menos o nível intermediário. Se o nível de proficiência das partes do exame for diferente, prevalecerá o nível mais baixo. 

Inscrições – Os interessados em participar da próxima edição do exame deverão se inscrever entre os dias 31 de agosto e 11 de setembro, no Sistema Celpe-Bras, após criação de login e senha. O mesmo prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social. Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 14 de setembro.

Fonte | Assessoria INEP

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)