A unidade agroindustrial da empresa em MT viabilizou a emissão de cerca de 87 mil CBios. Títulos correspondem a 87 mil toneladas de gás carbônico que deixaram de ser emitidos
A unidade agroindustrial da Atvos, localizada em Alto Taquari, no Mato Grosso, contribuiu para a emissão de 87 mil créditos de descarbonização (CBios) dentro do Renovabio, um programa federal que estimula a produção e comercialização de combustíveis renováveis como forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa do país. Na safra passada 2019/2020, os produtos da unidade mato-grossense foram responsáveis por evitar que 643 mil toneladas de gás carbônico fossem emitidas.
No total, a Atvos que é a segunda maior produtora de etanol do país, ofertou 710 mil CBios. A empresa tem potencial para emitir cerca de 2,5 milhões de certificados de descarbonização por safra e estima atender aproximadamente 15% da demanda de créditos do mercado, considerando suas oito unidades agroindustriais credenciadas no Programa.
Cerca de 98% das áreas produtoras de cana-de-açúcar da empresa foram consideradas na certificação, uma das taxas mais altas do programa que tem média de 87% de elegibilidade. Com isso, quase a totalidade do etanol produzido pela empresa pode ser considerado na emissão de CBios.
“Essa abrangência só foi possível porque temos monitoramento das emissões e da matéria-prima. Nesta safra, estamos automatizando as informações o que contribuirá para a gestão mais detalhada de nossos indicadores de carbono”, adianta Amaury Pekelman, diretor de sustentabilidade e de relações governamentais da Atvos. Como forma de garantir o compromisso com o desempenho ambiental, a redução da intensidade de carbono faz parte das metas dos executivos da empresa, incluindo a CEO.
O Santander é a instituição responsável pela escrituração e custódia dos títulos da Atvos, com negociação em mercado balcão e registrada na B3. A lógica do programa indica que as compras serão efetuadas pelas distribuidoras de combustíveis fósseis que devem cumprir suas metas individuais de redução de emissões de gases de efeito estufa. “O foco nesse momento é a consolidação do Renovabio como viabilizador da redução de emissões na matriz de transportes, impulsionando o uso de combustível renovável e limpo. Futuramente, é possível que os CBios sejam acessados por outros agentes que busquem redução de emissões de carbono.”, explica Marcelo Mancini, diretor comercial e de logística da Atvos.
Atvos na Renovabio
Clique e assista ao vídeo .
• Na última safra (2019/2020), a Atvos evitou por meio de seus produtos, que 5,6 milhões de toneladas de gás carbônico fossem emitidos.
• A nota de eficiência energética média do etanol produzido pela Atvos, isto é, o quanto o produto “economiza” em emissões em relação ao combustível fóssil, foi de 60 gramas de gás carbônico por megajaule.
• A Atvos está autorizada a emitir, em média, um CBio para cada 787 litros de etanol produzidos.
Sobre Renovabio
A iniciativa visa promover a expansão da produção e do uso de biocombustíveis na matriz energética nacional e viabiliza o cumprimento dos compromissos do Brasil no Acordo de Paris. Com base nas metas nacionais de redução de emissões, foram definidas metas individuais para os distribuidores de combustíveis fósseis que deverão adquirir CBios emitidos pelos produtores de biocombustíveis. Já os produtores de combustíveis limpos, como a Atvos, podem comercializar CBios a partir de certificação voluntária de sua produção e validação pela ANP. Para isso, é necessário informar a quantidade de CO2 emitida em todo seu processo produtivo, desde a preparação do solo para o plantio de cana-de-açúcar até a emissão de gases e efeito estufa da frota utilizada na cadeia. O produtor recebe uma nota de eficiência energética que determina quantos litros de combustível são necessários para evitar a emissão de uma tonelada de CO2 na atmosfera. Esse valor equivale a um CBio.
Sobre a Atvos
A Atvos atua desde 2007 na produção de etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da biomassa de cana-de-açúcar. Com nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, a empresa conta com 10 mil funcionários. Saiba mais em http://www.atvos.com
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)