A Semana do Bebê instituída pela United Nations International Children’s Emergency Fund (Unicef) entra a partir deste ano no calendário rondonopolitano. O projeta está sendo realizado pela união das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acontecerá entre 24 a 31 de agosto.

A programação busca valorizar a primeira infância e inclui atividades de várias secretarias municipais, como os cursos ofertados pela secretaria de Educação na modalidade EAD (totalmente on-line), com direto a certificado de conclusão, mediante avaliação a ser realizada, também on-line.

O evento acontecerá junto com a II Semana Municipal da Educação Infantil tendo como propósito principal fazer com que essa data seja pensada e discutida nas instituições educacionais, na família, na comunidade, na imprensa e na sociedade em geral.

“O objetivo é criar consciência de que a boa qualidade dos programas de cuidados e educação na primeiríssima infância, na família e em programas mais estruturados têm impacto positivo sobre a sobrevivência, o crescimento, o desenvolvimento e o potencial de aprendizagem das crianças”, explicou a gerente do Departamento de Gestão de Educação Infantil, Paola Silveira.

A secretaria de Saúde unificou a data com a campanha do mês Agosto Dourado, símbolo da luta pelo incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses e pelo menos até os dois anos de vida do bebê. Devido à pandemia do Covid-19, especialmente neste ano contará com uma ação totalmente virtual.

A transmissão de vídeos diários voltados ao aprimoramento do cuidado na primeira infância, aos cuidados com a mãe e dicas aos profissionais de saúde e abordando o cuidado na primeira infância será em substituição das oficinas nas unidades de saúde e com os profissionais in loco.

“As atividades objetivam contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças, informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da Primeira Infância, dando ênfase aos cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida, pois estas ações são essenciais para garantir o desenvolvimento integral da criança”, explica enfermeira responsável pelo Programa Saúde da Criança, Roseli Pereira Soares.

A ação é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos. A articuladora do Selo Unicef, Ivânia Barbosa, responsável por integrar todas as secretarias do município esclarece que Rondonópolis tem cumprido todas as etapas e a Semana do Bebê é uma delas.

“O movimento que está sendo realizadas auxilia o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, pontuou a Presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francyslene Pereira Neves.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)