Nesta semana, o ICV já havia emitido um alerta de aumento de 530% nos registros de queimadas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Um incêndio de grande proporção foi identificado durante sobrevoo realizado pelo Corpo de Bombeiros no Pantanal mato-grossense, na região de Poconé, a 103 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (23).

Devido à dificuldade de acesso, ainda não foi possível identificar o tamanho da área já destruída pelo fogo.

Segundo os bombeiros, a região tem vários pontos isolados e de difícil acesso até mesmo para avião, pois não há pistas e locais para pouso.

Nesta semana, o Instituto Centro de Vida (ICV), que faz o monitoramento ambiental do Pantanal, já havia emitido um alerta de aumento de 530% nos registros de queimadas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram obtidos a partir de uma ferramenta interativa, para o monitoramento dos focos de calor no estado durante o período de proibição de queimadas.

De janeiro a junho de 2020, foram registrados 6.747 focos de calor no estado. Dados do Inpe mostram que o volume de chuvas em todo o bioma ficou 50% abaixo do normal no período de janeiro a maio e essa seca também colaborou com os incêndios.

O governo de Mato Grosso adiantou o período proibitivo por causa da situação crítica. Ele geralmente começa no dia 15 de julho. No entanto, neste ano, passou para o dia 1° de julho e foi estendido até 30 de setembro.

O Batalhão de Emergências Ambientais, em conjunto com o CIMAN, informou que realizará uma reunião estratégica nesta sexta-feira (24) e definirá quais ações a serem tomadas para que seja alcançado o sucesso da missão de combate aos incêndios no Pantanal.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)