Um sonho antigo da população rondonopolitana começa a se concretizar. A construção da sede própria da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) na cidade está a todo vapor. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Rondonópolis com quatro empresas.

“Com o vencimento de todos trâmites legais necessários, as obras de construção do prédio para sediar a Unemat na cidade começaram e estão a todo vapor”, informou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, que é responsável por acompanhar o andamento dos trabalhos. “Esta é mais uma ação da prefeitura dentro do planejamento da atual administração para transformar a cidade em um polo regional de educação”.

O prazo para conclusão é de 12 meses. Estão previstos R$ 8 milhões de investimento, em forma de cooperação social com as empresas participantes do projeto, na construção do prédio localizado num terreno de 101 mil metros quadrados, na área que sediava o antigo aeroporto da cidade, saída oeste da cidade para Cuiabá.

O prédio, que ficará voltado para a rua Alameda dos Coqueiros, via que liga a rua Fernando Correa ao Jardim Adriana, cortando a área do antigo aeroporto, terá sete mil metros quadrados de área construída. Contará, inicialmente, com 36 salas de aulas, duas salas administrativas, refeitório, biblioteca e auditório.  A sua capacidade será para abrigar mais de 1.800 estudantes.

Na parceria desenhada para tornar realidade o antigo sonho de ter a Unemat instalada no município, a Prefeitura entrou com a doação do terreno, o cercamento da área, a terraplanagem e a confecção do projeto arquitetônico, que é assinado pela arquiteta Juliana Pereira Zancanaro, que é ex-aluna da Unemat.

“É um projeto moderno que demonstrará a identidade da Unemat e suas cores”, comentou Juliana. Além dela, também participou da elaboração do projeto o arquiteto Weslley Diego Figueiredo Ramos.

Já o custeio da execução do projeto, por meio de uma cooperação social no valor de R$ 8 milhões, ficou a cargo das empresas MDM, Grupo Rondobens, Grupo Echer e Grupo Euro.

Cursos

Atualmente, a Unemat funciona em Rondonópolis usando salas da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, localizada no bairro Edelmina Querubim. Como uma extensão do câmpus de Alto Araguaia, a instituição oferece cursos de Letras, Direito e Computação.

Com a sede própria, os estudantes terão mais conforto e melhores condições de ensino-aprendizagem, bem como abre-se, também, a possibilidade da cidade receber mais cursos.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *