Os produtores do distrito de Boa Vista e região ganharam um novo impulso para a produção com a instalação de um abatedouro frigorífico de pescado. A Prefeitura de Rondonópolis investiu cerca de R$ 1,5 milhão de recursos próprios na edificação da unidade e na aquisição dos equipamentos que vão transformar o pescado em alimento pronto para o consumo humano.

O frigorífico leva do nome de Dionísio Passos dos Santos um dos precursores da psicultura no distrito de Boa Vista e incentivador da produção de pescado. A unidade foi aberta com capacidade de abatimento de até 3 mil quilos por dia e para isso foi construída de forma a atender as necessidades do trabalho em toda linha de produção desde o descarregamento dos peixes nos tanques de limpeza.

Todo o mobiliário foi adquirido de acordo com as necessidades da atividade e o município investiu também em equipamentos que transformam o pescado no produto final para venda e consumo no formato de almondegas. Uma das máquinas do abatedouro é a chamada despolpadeira que extrai toda a carne descartando as espinhas.

Também fazem parte do frigorífico duas salas de câmaras frias para garantir a qualidade de carne que fica reservada após a produção. O prefeito Zé Carlos do Pátio afirmou que com o retorno das aulas vai implementar a carne do pescado no cardápio da merenda escolar e com isso garantir com que a produção local tenha venda garantida.

Somente no distrito de Boa Vista a Prefeitura de Rondonópolis perfurou cerca de 300 tanques de peixes como forma de incentivo para que produtores da região pudessem ter uma nova opção de cultivo e geração de renda. Com a construção do abatedouro os psicultores ganharam um novo ânimo para continuar produzindo e até mesmo buscar financiamento para incrementar o negócio.

Além do abatedouro, os produtores contam com o apoio do município por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária que disponibiliza médicos veterinários e zootecnistas para orientar na produção e agora no abate do pescado.

A inauguração do abatedouro frigorífico contou com a presença de vereadores, psicultores e representantes da família do senhor Dionísio que agradeceram emocionados a homenagem feita ao pioneiro.

Fonte | Assessoria   Foto | Wheverton Barros
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)