Moradores madrugaram para ficar na fila no primeiro dia de atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 de Cuiabá, que começará a funcionar nesta quinta-feira (23), na Arena Pantanal.

O objetivo é realizar testagem para diagnosticar precocemente a doença nas pessoas que apresentam algum tipo de sintoma e ainda não sabem se estão infectadas. A estratégia mune o paciente com mais chances de cura, pois o tratamento poderá ser iniciado de forma imediata.

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, orientou que “apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham à Arena Pantanal.

Casos em Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (22), 38.931 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.474 óbitos em decorrência do coronavírus no estado e 42 mortes nas últimas 24 horas.

O gestor destacou que para os casos mais complexos da Covide-19 é necessário buscar atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) ou demais hospitais do estado.

A ação é coordenada pela Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) e garante o diagnóstico precoce de Covid-19. Após realização de consulta com um médico, caso teste positivo, a pessoa receberá os medicamentos para iniciar o tratamento.

Assim, contribuir para evitar o agravamento da doença e a necessidade de internação do paciente em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública, diminuído a sobrecarga de utilização do serviço.

Como funciona

Esta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá quinta-feira-feira (23), sexta-feira (24) e sábado (25). Logo cedo serão entregues 600 senhas, das 6h às 6h45. (A senha é retirada na Rua Traçaia, entre o Ginásio Aecim Tocantins e a Todimo, no portão de acesso da Arena.)

De segunda-feira a sábado, os atendimentos iniciam às 7h e encerram às 17h. É obrigatório o uso de máscaras de proteção. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para garantir a organização do espaço evitando aglomeração durante a entrega das senhas.

O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

Como chegar

O Centro de Triagem foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal, localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Para chegar até o local por meio do transporte público, o cidadão pode embarcar na linha 609, que sai da Estação Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá.

Para quem pretende utilizar automóvel próprio para chegar à Arena Pantanal, poderá deixar o veículo no estacionamento do estádio.

Fonte | Redação com G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)