A Secretaria Municipal de Saúde recebeu esta semana um Oficio Circular da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, onde a Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), reitera a prorrogação do programa estratégico de vacinação contra o sarampo em adultos de 20 a 49 anos, até 31 de agosto.

Segundo o documento, a prorrogação do prazo pelo Ministério da Saúde aconteceu em virtude da baixa procura da imunização desta faixa etária, lembrando da suma importância da vacina, pois o sarampo pode deixar sérias sequelas e levar a óbito.

Segundo a Gerente Departamento da Saúde Coletiva, Gil Machado, além das unidades de saúde, a secretaria vai disponibilizar a vacina e divulgar um ponto estratégico para a população alvo receber a dose.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério de Saúde, no Brasil já são quase 5 mil casos de sarampo espalhados em 21 estados. “Em MT houve o registro de um caso e não vamos esperar mais casos ou um surto para buscar a imunização contra o vírus”, ressaltou Gil Machado.

VACINAÇÃO INFANTIL

Ainda conforme a Gerente, a SMS já está programando outra campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e contra a poliomielite (VOP) em crianças de 12 meses e menores de 5 anos de idade. Esta campanha acontece no período de 9 a 30 de setembro. Todavia, Machado reitera que a previsão para a data do dia “D” é 19 de setembro. A Gerente Departamento da Saúde esclarece ainda que a multivacinação é uma estratégia de governo onde em único momento são oferecidas a população alvo, várias vacinas, de acordo com as programações e tabelas do Ministério da Saúde.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)