Defensor da pauta educacional em Mato Grosso, o deputado Thiago Silva que é vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, tem defendido desde o primeiro ano de mandato, a importância da aprovação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), pauta destaque em Brasília neste mês de julho.

O fundo é uma das principais fontes de financiamento da manutenção da educação de qualidade nos estados brasileiros e serve tanto para pagamento dos professores e manutenção de creches e escolas. O deputado defende tornar o Fundeb constitucional, para garantir o fortalecimento da educação nos próximos anos. Na proposta do novo fundeb, o fundo deverá ser permanente e aumenta, em dez pontos percentuais, nos próximos seis anos, a fatia de repasse dos recursos da União, atualmente, de 10%.

“A educação básica deve ser priorizada pelo Estado para a garantia de futuro digno do povo mato-grossense, do Brasil! Não podemos ameaçar os avanços que tivemos na educação com o Fundeb que vence em 2020. A Educação é imprescindível para o futuro das crianças e adolescentes e precisa ter um fundo permanente! Precisamos reduzir o número de analfabetos e pessoas fora da escola e lutar pela qualidade da Educação como política de Estado!”, disse Thiago Silva.

Em setembro de 2019, quando Thiago era presidente da comissão de educação da AL-MT, foi realizado um evento que reuniu todas as comissões de educação das Assembleias Legislativas dos estados brasileiros para discutir a importância do Fundeb para o futuro da educação nacional, com a presença da relatora da Pec na câmara federal, deputada Dorinha Seabra.

Legenda da foto: Deputado participa da sessão online, isolado em seu escritório Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)