O Ministério da Saúde comprou de empresas uruguaias um total de 54.867 unidades de medicamentos usados no auxílio da intubação de pacientes em UTI, que se encontram em estado grave ou gravíssimo devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A compra foi feita na última sexta-feira (18) e entregue pelos militares das Forças Armadas às secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que estavam com os estoques de medicamentos baixos.

Os sedativos são utilizados em cirurgias e em UTIs e, por causa da pandemia, houve um consumo acelerado desse produto pelos pacientes em tratamento de Covid-19.

O secretário de Atenção Especializada do Ministério à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, garantiu que a pasta busca todas as alternativas possíveis para solucionar o problema de desabastecimento do medicamento. “Esses medicamentos estão em falta em todo o mundo. Estamos fazendo um ‘esforço de guerra’ para equalizar essa demanda no País e salvar vidas. Fizemos uma operação envolvendo Anvisa, Receita Federal, TCU, CGU, os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde que resultou na compra bilateral com o Governo do Uruguai dos medicamentos, para trazê-los o mais rápido possível ao Brasil. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina terão prioridade no recebimento”, explicou o secretário.

Diante do panorama emergencial, a pasta tem realizado, diariamente, um levantamento dos estados e municípios que estão com os níveis de estoques comprometidos, para fazer a distribuição dos remédios, atendendo emergencialmente as necessidades de todas as localidades.

Fonte | Governo do Brasil

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)