fbpx

Higienização eficaz de frutas, verduras e legumes em 5 passos

Os professores do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional Uninter, Thais Regina Mezzomo e Alisson David Silva, explicam que a primeira coisa a se fazer é avaliar a forma como o alimento será servido. Frutas, verduras e legumes que serão consumidos in natura, sem sofrer tratamento térmico, devem ser sanitizados.

O procedimento de higienização compreende duas etapas: a limpeza para remoção da sujeira visível, como terra e insetos, que deve ser feita sob água potável e, quando for o caso, utilizando uma escova com cerdas de nylon; e a sanitização para remoção da contaminação por microrganismos, que deve ser realizada com a imersão em solução de hipoclorito de sódio por alguns minutos e finalizada com um enxágue.

Confira o passo a passo:

  1. Lave as mãos e utilize somente utensílios limpos.

Antes de iniciar o contato com os alimentos, você deve higienizar bem as mãos e os utensílios que irá utilizar. Também é muito importante evitar a contaminação cruzada: por exemplo, não utilizar a tábua de carnes para cortar legumes.

  1. Remova as partes danificadas dos alimentos.

Antes de realizar a higienização dos legumes e verduras, você deve remover, com o auxílio de uma faca ou colher, as partes estragadas. Eventualmente, apenas uma folha estragada pode ser foco de contaminação.

  1. Lave em água corrente.

O objetivo de lavar os alimentos em água corrente antes da sanitização, é retirar as sujidades mais aparentes do alimento, como terra, folhas e insetos. Nesse momento, é possível utilizar uma escova de nylon (exclusiva para isso, ou que não tenha sido usada para nenhuma outra finalidade) para lavar as cascas dos alimentos.

  1. Coloque as frutas, legumes e verduras imersos em solução.

Utilize uma colher de sopa (10 ml) de hipoclorito de sódio ou água sanitária —na concentração de 2,0% ou 2,5%. Ou duas colheres de sopa de hipoclorito — na concentração de 1%, para cada litro de água. Coloque os alimentos em imersão nessa solução por, no mínimo, 15 minutos.

  1. Enxague em água corrente.

Retire as frutas, legumes ou folhas da solução clorada e enxágue abundantemente em água corrente. Pronto, o seu alimento está adequado para o consumo.

Thais ainda esclarece uma dúvida comum da população: a solução clorada não elimina os agrotóxicos. “Nesse caso, o objetivo é eliminar os microrganismos que não são visíveis a olho nu e que podem causar sérias doenças ao nosso organismo. Contudo, alguns estudos têm demonstrado o poder do bicarbonato de sódio em solução (10g/L) com frutas e legumes por 15 minutos em reduzir o percentual de agrotóxicos nos alimentos”.

Ela ressalta, ainda, que o vinagre remove apenas a sujeira aparente e não é capaz de fazer a desinfecção. “Não recomendamos o uso de detergente, pois pode deixar resíduos químicos nas cascas dos alimentos”, acrescenta.

E você, já higienizava os alimentos de alguma outra forma? Tem alguma dúvida? Participe deixando o seu comentário!

Para quem se interessar em saber mais sobre o tema, a Uninter promove um curso de extensão on-line, gratuito e aberto ao público, que trata das boas práticas na manipulação de alimentos. As inscrições estão abertas neste link. O curso dá direito a um certificado de 60 horas extracurriculares.

Fonte | Uninter

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)