Os empreendimentos da agricultura familiar estão criando novas atividades para manter o funcionamento durante o momento difícil que estamos passando. O delivery de frutas e verduras foi uma das formas encontradas pela Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Nossa Senhora do Livramento/MT – COOPERNOSSASENHORA, para prosseguir com as atividades durante a pandemia do coronavírus, a qual resultou no fechamento temporário e queda lucrativa de muitos estabelecimentos.

A cooperativa vem produzindo e realizando entregas de produtos como banana, maracujá, limão, abobrinha, quiabo e jiló. Iniciada em 2011,  centra seu objetivo em congregar agricultores nas atividades da agricultura familiar, serviços de preparação de terrenos, compra e venda de produtos como laticínios, mel, frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes, além do fornecimento de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial.

Segundo Maria Valéria de Morais, cooperada da COOPERNOSSASENHORA, o delivery de frutas e verduras está sendo próspero e não houve queda dos números de produção e venda, mas o contrário, ela enfatiza o crescimento do contingente da produção, apesar de tudo que está ocorrendo agora.

Sobre os planos pós-pandemia para a organização, a agricultora afirma o desejo do prosseguimento das atividades de delivery e estreitamento das relações com os agricultores, para assim acompanhá-los melhor em seus trabalhos. Ao todo, 21 cooperados são os responsáveis para que a organização permaneça funcionando e gerando lucro.

História da cooperativa

De 2011 a 2017, a cooperativa que denominava-se Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Nossa Senhora do Livramento – COOPERLIVRA, tinha a participação de comunidades quilombolas tradicionais e associações de pequenos agricultores. O nome teve de ser modificado duas vezes, primeiramente COOPERLIVRA e posteriormente COOPERNOSSA, pois já haviam organizações registradas com tais nomes. Em 2019, após muita persistência, os cooperados conseguiram o registro com o nome de COOPERNOSSASENHORA.

Em 2017, Terezinha Rios Pedrosa, presidente da Cooperativa, foi cruelmente assassinada e o fatídico ocorrido quase gerou o fim das atividades, “foi um baque muito duro para nós da Cooperativa, confesso que nesse momento pensei em desistir de tudo”, enfatiza Maria Valéria. Depois da tragédia e mobilização dos cooperados para a construção de uma rede de companheirismo, visando o reerguimento, os serviços foram reativados em setembro de 2017 e estão em atividade desde então.

Como baixar o aplicativo Recoopsol? 1️⃣ Entre na loja de aplicativos do seu celular (Google Play Store ou Apple Store) 2️⃣ Busque por Recoopsol 3️⃣ Baixe e instale o aplicativo. 4️⃣ Faça o seu cadastro e espere a validação social. 5️⃣ Pronto, agora é só esperar validar para começar a adquirir os produtos da Economia Solidária e apoiar a agricultura e o artesanato de Mato Grosso!

➡️Se quiser pode acessar aqui e ir direto pro aplicativo no Google Play Store: https://bit.ly/38gCqrI

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)