A canjica feita de milho branco, também chamada de munguzá, é uma sobremesa barata, simples e fácil de fazer em casa

Tradicional nesta época do ano, a canjica feita de milho branco, também chamada de munguzá, é uma sobremesa que pode ser servida em qualquer época do ano. Barata e fácil de fazer, fica boa quente ou fria. Polvilhada com canela em pó, é melhor ainda.

A sobremesa é preparada, geralmente, com leite de vaca ou leite de coco, mas outras bebidas vegetais podem ser usadas, como o leite de amêndoas.

Se gostar de um resultado mais doce e mais cremoso, pode acrescentar também leite condensado ou creme de leite.

Canjica de milho branco

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

1 pacote 500 g de canjica (milho branco) 1 litro de leite integral 1 xícara (chá) de açúcar (ou a gosto) Cravos e canela em pau a gosto Água quanto baste para o cozimento Canela em pó para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Cozinhe o milho branco coberto com água, em panela de pressão, por cerca de 20 minutos, ou até os grãos ficarem macios, mas sem desmanchar.

Quando a água for absorvida e os grãos estiverem macios, acrescente o leite, o açúcar e as especiarias (menos a canela em pó). Deixe cozinhar, em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela, até ficar bem cremoso. Ajuste o açúcar, se necessário.

Retire as especiarias e coloque a canjica numa tigela. Polvilhe com a canela em pó e sirva quente ou fria.

Se gostar, pode substituir parte do leite por leite condensado e finalizar com creme de leite. Ou usar bebidas vegetais, à base de coco ou amêndoas, no lugar do leite. Acrescente ainda coco fresco ralado para um sabor a mais.

Fonte | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)