A Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, localizada no bairro Jardim Shangri-lá, em Cuiabá, promove nesta quinta-feira (09.07), às 19h, uma live com três ex-alunos para dar dicas de como os estudantes podem tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A live será pelo canal da escola Raimundo Pinheiro no Youtube.

Os três ex-alunos da escola tiveram ótimo desempenho na nota da redação do Enem de 2019 e conquistaram vagas em cursos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Uma dessas alunas é Marya Eduarda Almeida Brusamarello, 17 anos, que tirou nota 960 na redação, o que contribuiu para que conquistasse uma vaga no curso de Engenharia de Controle e Automação no IFMT.

A estudante conta que aceitou o convite para participar da live porque acredita que a iniciativa pode incentivar e motivar outros alunos a ingressarem em uma universidade pública, visto que a prova do Enem é um desafio para muitos. “Sempre estudei em escolas da rede pública e, mesmo assim, consegui tirar uma boa nota e entrar para uma universidade pública. Penso que, assim como eu, outros jovens também podem conseguir, ou seja, queremos mostrar que, apesar dos desafios, qualquer um é capaz e pode conseguir”, observa.

“Estamos plantando uma sementinha em seus corações e esperamos que eles possam plantar em outros jovens também”, acrescentou Marya Eduarda.

Com nota 840 na redação, Lorrany Silva Rodrigues conquistou vaga no curso de Letras na UFMT e vai usar a sua experiência para contribuir na live. Ela ressalta que acredita na escola pública e em seu protagonismo e, ao participar dessa ação, está contribuindo para que mais estudantes se sintam protagonistas, seja de seus sonhos e de suas ideias.

“Precisamos repassar a mensagem a outros estudantes, para que todos tenham orgulho e defendam a educação pública e de qualidade. Que esses jovens não esqueçam o seu espaço de pertencimento e que saibam que estar na escola pública não é um limitante, e sim um motivo para que queiram ir mais longe”.

A estudante destaca que é “filha da educação pública” e toda a sua formação e desenvolvimento deve a ela. “Ao longo de meu caminho fui aprendendo a ser grata pelo meu lugar, pelo meu aprendizado e pelos meus professores. Toda essa junção contribuiu para que eu tivesse um bom desempenho no Enem e garantisse a minha vaga na Universidade Federal”.

Hoje, o estudante Gabriel Alves Pereira Silva cursa Engenharia Elétrica na UFMT e essa conquista se deu graças a nota 920 que tirou na redação. Ele também pretende incentivar e estimular outros jovens de escolas públicas a se esforçarem e acreditar em seus sonhos.

“Quando eu estava cursando o terceiro ano eu via relato de pessoas que tiravam uma nota considerável na redação do Enem, mas isso nunca foi palpável para mim, porque sempre eram pessoas de escolas particulares e federais. Por isso, achei que seria legal se a gente pudesse dar essa esperança a alunos de escolas públicas. Mostrar a eles que estamos no mesmo nível e se eles se esforçarem poderão conseguir também”.

A live será mediada pelos professores Diego Pereira da Silva e Erasmo Moisés dos Santos Silva, que são coordenadores da escola Raimundo Pinheiro.

Diego Pereira, que é professor de Língua Portuguesa, explica que a live integra o projeto denominado “Momentos Virtuais”, que a escola desenvolve para aproximar os membros de sua comunidade entre si, sob a discussão de temas educacionais de interesse coletivo.

“Na live, contaremos com estudantes que concluíram o Ensino Médio em nossa escola no ano letivo anterior e com seu desempenho no Enem 2019 ingressaram no ensino superior público. Esses estudantes são uma amostra do universo de nossa escola, já que outros também alcançaram essa proeza”.

O professor explica que selecionaram os três alunos para a live porque, dentre todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de 2019, eles foram os que alcançaram as maiores notas na prova de redação.

Para o professor Erasmo Moisés, ações como essa são fundamentais para a manutenção das relações entre escola e comunidade em tempos de isolamento social, sem que se perca de vista a função da escola quanto à formação integral dos seus estudantes.

“Por meio das lives conseguimos debater sobre questões fundamentais como rotinas de estudos durante isolamento; dinâmica de funcionamento do projeto aprendizagem conectada; desafios da volta às aulas e do Enem. São temas que angustiam nossa comunidade com a suspensão das atividades escolares presenciais”, destaca.

Após a sua realização, a live ficará disponível no canal da Escola Raimundo Pinheiro no Youtube, neste link

Fonte | Seduc-MT
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