Nutricionista combate cinco fake news com informação e recomenda consumo de frutas e verduras para manter a saúde

Muita gente anda descontando a ansiedade, o ócio, e o medo no consumo alimentar e de bebidas alcoólicas, durante o período de isolamento social. Segundo a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Una e do UniBH Denise Perez, muitos excessos são cometidos por causa de desinformação e de notícias falsas que circulam em redes sociais. Ela alerta que o abuso no consumo de alguns alimentos pode ser extremamente perigoso para quem possui restrições ou alguma doença metabólica.

Entre as várias fake news alimentares está a condenação do carboidrato, a indicação de ingestão de alimentos de três em três horas e endeusamento de alimentos tidos como emagrecedores. “Se a ansiedade bater mais forte abuse de frutas, verduras, faça receitas leves, aprenda a cozinhar com prazer, quem sabe você não descobre mais um dom? Se jogue nas receitas!”, diz. 

Confira cinco fake news alimentares desmentidas pela nutricionista:

1) CARBOIDRATO ENGORDA!!! FAKE!

Carboidratos são nutrientes assim como proteínas e lipídios, são a maior fonte de energia para nosso corpo. Como qualquer outro nutriente, seu consumo deve ser controlado e adequado a seu objetivo. Todo excesso alimentar engorda, e não um nutriente específico.

2) TODO MUNDO DEVE COMER DE 3/3h!!! FAKE!

Comer de 3/3h se tornou uma regra após estudos da década de 90 mostrarem que o consumo alimentar aumenta relativamente nosso metabolismo. Com isso, muitas pessoas se alimentam sem fome e fazem lanchinhos desnecessários! A frequência alimentar é individualizada e deve ser recomendada para cada objetivo.

3) TOMAR ÁGUA COM LIMAO EM JEJUM EMAGRECE!!! FAKE!

O que emagrece é um déficit calórico concomitante a um perfil hormonal adequado. Tomar água com limão, em jejum ou não, não emagrece e não traz nenhum benefício comprovado.

4) DIETAS SÓ SERVEM PARA EMAGRECER!! FAKE!

As dietas, prescritas pelo nutricionista, são planos alimentares adequados para todos os objetivos individuais, seja perda de peso, ganho de músculos, manutenção do peso ou promoção da saúde. Várias doenças podem ser evitadas com dietas adequadas e personalizadas. A promoção da saúde é o principal objetivo de uma dieta.

5) CHÁS E ERVAS SÃO NATURAIS E NÃO FAZEM MAL!!! FAKE!

Todo composto alimentar tem suas indicações e contra indicações, então não devem ser consumidos de forma aleatória e sem indicação nutricional. Alguns compostos podem alterar a função do fígado e dos rins. Não tome chás e complementos naturais sem indicação de um profissional nutricionista.

SERVIÇO:

Atendimento ONLINE GRATUITO Nutrição / Una Barreiro

Clínica Integrada de Atenção à Saúde Una

Agendamento nesse link: Clique aqui

Fonte | Assessoria

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