Com cinco episódios semanais, programa ‘Todo Sentimento’ estreia na terça (14/7) 

A Rádio MEC (FM e AM) estreia na próxima terça-feira (14) a série “Todo Sentimento” em homenagem à icônica cantora Elizeth Cardoso, que faria cem anos no dia 16 de julho. Apelidos como “a divina”, “a enluarada”, “a magnífica” e “mulata maior” foram tentativas de traduzir em palavras o talento de uma das mais importantes divas da música brasileira. 

Em cinco episódios de uma hora de duração, a atração vai ao ar semanalmente às terças, às 22h, e ficará disponível no site das Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A série narra a biografia da intérprete com depoimentos e trechos de programas do acervo da EBC, originados das emissoras Rádio MEC, Rádio Nacional e antiga TV Educativa. 

A produção do especial também contou com a colaboração do herdeiro de Elizeth, Paulo César Valdez Júnior, e do Museu da Imagem e do Som (MIS) que permitiu que a série utilizasse a gravação da entrevista da cantora para o projeto ‘Depoimentos para a posteridade’, do MIS. 

Episódios da atração 

O “Nasce uma estrela”, primeiro episódio da série, fala das principais referências musicais da infância e da juventude da artista, primeiras conquistas profissionais e sua atuação em emissoras de rádio e boates. O programa destaca ainda a gravação de “Canção de Amor”, música de Elano de Paula e Chocolate interpretada por Elizeth em um compacto de 1951 que tornou-se seu primeiro sucesso. 

No segundo programa, “Elizeth dos palcos e telas”, a atração aborda a diversidade de trabalhos que a cantora realizou para além das boates e emissoras de rádio. Espetáculos musicais, filmes e programas de televisão também marcaram sua trajetória. 

Já o terceiro e o quarto episódios, “Canções de Amor” e “Canções do Brasil”, têm foco na discografia da artista, desde o primeiro disco de 78 rotações gravado em 1950 até o álbum “Todo Sentimento” de 1991. 

O quinto e último programa, “Uma cantora brasileira”, ressalta as qualidades de Elizeth como intérprete e sua versatilidade artística. Durante a carreira, ela deixou sua marca registrada em sambas-enredo, música de câmara, samba, samba-canção, chorinho e bossa nova. 

Depoimentos em interprogramas 

O especial também será veiculado em formato de interprogramas ao longo da programação da Rádio MEC e em edições especiais no Antena MEC, entre os dias 6 e 17 de julho. As produções de curta duração trazem depoimentos inéditos de artistas e personalidades que conviveram com a diva. 

Entre aqueles que gravaram seus testemunhos para o especial estão Eládio Telez Gonzáles, professor de canto de Elizeth; Haroldo Costa, amigo e autor do epíteto “A Divina”; Henrique Cazes, cavaquinista que acompanhou a intérprete em shows e turnês; Ithamara Koorax, afilhada musical da artista; João Carino, produtor dos dois últimos álbuns gravados por Elizeth; Mônica Salmaso, cantora que esse ano fez o show “Senhora das Canções” dedicado à artista; Rildo Hora, compositor e produtor musical que acompanhou Elizeth em shows e teve músicas gravadas por ela; Zezé Motta, atriz e cantora, atuou em diversas homenagens à intérprete; e Zuza Homem de Mello, produtor e pesquisador musical que trabalhou com Elizeth no programa de TV “Bossaudade” e produziu shows com a cantora. 

Serviço

Série “Todo Sentimento” – Centenário de Elizeth Cardoso

Rádio MEC FM (99,3 MHz) e Rádio MEC AM (800 kHz)

Estreia terça-feira, dia 14/07, às 22h

http://radios.ebc.com.br

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)