O Ministério da Saúde entregou, na última terça-feira (30), mais 117 ventiladores pulmonares usados no tratamento de pacientes com Covid-19, que apresentam dificuldades para respirar. Os equipamentos foram recebidos em 11 estados do País. Ao todo, o Ministério da Saúde já distribuiu 6.410 ventiladores para reforçar as estruturas hospitalares para atendimento à população brasileira.

Os novos ventiladores pulmonares foram distribuídos para os estados de Alagoas (3), Ceará (10), Espírito Santo (30), Maranhão (4), Mato Grosso (15), Minas Gerais (10), Paraíba (20), Paraná (4), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (10) e Rondônia (5). Novas entregas estão programadas para os próximos dias.

A aquisição de ventiladores pulmonares é de responsabilidade dos estados e municípios. Mas, diante do cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde vem utilizando o seu poder de compra em apoio irrestrito aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para atender as necessidades de todo o país. As entregas são realizadas baseadas nas demandas informadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)”, diz o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.

As entregas levam em conta a capacidade de instalação do equipamento na rede de assistência em saúde pública, principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade.

Além dos ventiladores pulmonares, o Ministério da Saúde também entregou 750 frascos do anestésico cloridrato de dextrocetamina para São Luiz (MA).

Fonte | Ministério da Saúde
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)