O governo federal já distribuiu mais 4,3 milhões de doses de cloroquina aos estados desde o início da pandemia da Covid-19. Apesar do medicamento ter sido proibido em alguns países, por não haver comprovação científica sobre a eficácia para combater o vírus, o protocolo do Ministério da Saúde recomenda o uso em casos leves e graves, desde as primeiras etapas do tratamento, inclusive em crianças e gestantes.

Segundo os dados do Ministério, São Paulo foi o estado que recebeu mais comprimidos: 986 mil. Entre as regiões, o Nordeste foi a mais contemplada, com 1,5 milhão de unidades, sendo quase metade enviada em junho.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, defendeu a aplicação da cloroquina. Já sobre a dexametasona, um esteroide apontado pela Universidade do Oxford como responsável por reduzir morte por Covid-19, o secretário disse que o medicamento já está incluído no protocolo como uma das opções para o médico aplicar em comum acordo com o paciente.

Elcio Franco também anunciou que o Ministério quer reforçar a compra de medicamentos para pacientes entubados, que tem sido uma demanda de muitos municípios.

De acordo com os números do Ministério da Saúde, 692 mortes foram registradas na segunda-feira (29), chegando a um total no Brasil 58.314 óbitos. Foram confirmados 24.052 novos infectados, somando 1.386.195 casos no país.

Fonte | Jovem Pan

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)