Nesta terça-feira (30), foi realizada a primeira reunião on-line da Câmara Municipal de Rondonópolis onde teve a participação dos vereadores para discutir os projetos em questão. A reunião denominada “Ordem do Dia” passou a ser realizada para respeitar o processo para evitar aglomerações e proliferação do COVID-19 no parlamento de Rondonópolis.

O formato da reunião foi baseado na plataforma digital “Jitsi Meet”, a mesma utilizada pelo Senado Federal. A Casa de Leis de Rondonópolis tomou as devidas precauções em contato e posteriormente treinamento do pessoal através da Secretaria Legislativa de Administração. “Após solicitação do Presidente Cláudio da Farmácia entramos em contato com a Interlegis que é um braço do Senado Federal em tecnologia e nos aperfeiçoamos para que a reunião e transmissão on-line pudesse ser uma realidade na Câmara Municipal de Rondonópolis”, disse o Secretário Legislativo de Administração Alessandro Brandão.

A plataforma on-line é um sistema aberto e gratuito, e o treinamento oferecido pela Interlegis foi de suma importância e suporte para a Câmara de Rondonópolis, onde de forma prática os vereadores puderam discutir durante a ordem do dia os projetos relevantes para votação que acontecerá amanhã (01/08).

Toda a reunião da ordem do dia foi moderada pelo Presidente Cláudio da Farmácia que juntamente com o Primeiro Secretário Vilmar Pimentel apresentou os projetos para serem discutidos e votados na próxima sessão. O formato de votação será por voto nominal através de áudio e vídeo, onde o apoio da Secretaria Legislativa institucional fará o acompanhamento da votação.

O Presidente Cláudio da Farmácia diz que é “um terreno novo para enfrentamento a sessão virtual que vem para contribuir para o combate da pandemia e hoje (30/06) no teste e reunião a colaboração de todos os vereadores foi de suma importância que colaboraram. E pode-se dizer que a nota foi acima da média e toda equipe colaborou e o objetivo maior de tudo isso é que diminua a proliferação e índices da pandemia de coronavirus”.

Além dos legisladores, a reunião pode acolher também através da plataforma o representante das Agentes Comunitário de Edemias e Saúde – (ACE e ACS), o senhor Reinaldo Gomes Coimbra, onde classificou que “foi muito boa a reunião pela plataforma on-line, onde conseguiu transmitir as informações da categoria”.

A transmissão da sessão ordinária será transmitida pela plataforma Facebook na página oficial da Câmara Municipal de Rondonópolis – https://www.facebook.com/camaramunicipal.rondonopolis, onde qualquer cidadão pode visualizar o que estará sendo votado e apreciado pelos vereadores zelando pela transparência e acesso ao cidadão.

Fonte: Redação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)