O Posto de Saúde Familiar (PSF) da Vila Olinda e a policlínica do Itamatary começam a atender pelo “Projeto Sentinela” a partir desta terça-feira (30), sendo assim assistindo exclusivamente aos pacientes suspeitos do Covid-19.

Como forma de contingência ao novo coronavírus, os prédios estão passando por sanitização nesta segunda-feira (29) para proteger os servidores que atuam no local e os pacientes atendidos nessas regiões.

O horário de atendimento com consultas médicas, orientações e execução de testes-rápidos é das 7 às 17 horas, há uma pausa para higienização geral do local e retorna com um terceiro turno das 18 horas até meia-noite, funcionando de segunda à sexta-feira.

Atualmente há duas unidades atendendo pelo Projeto Sentinela, uma na Vila Rica e outra no Cidade de Deus grande procura por parte da população tendo em média 100 atendimentos médicos e realizando cerca de 110 testes rápidos por dia em cada unidade.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é procurar uma das unidades sentinelas apenas quando houver sintomas suspeitos de Covid-19 como febre, tosse, cansaço, dor na garganta e no corpo, diarreia, falta de paladar e de olfato, dificuldades para respirar, entre outros.

A Prefeitura ainda disponibiliza um número para atendimento via Whats App em caso de dúvidas, (66) 98438-2223, podendo ser acionado por qualquer rondonopolitano que necessite de informações sobre o novo coronavírus.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a recomendação é realizar o teste rápido em indivíduos que possuam algum sintoma há pelo menos 10 dias, caso seja feito antes pode apresentar um resultado falso positivo, levando o paciente a acreditar que não está contaminado mesmo estando.

Pessoas com outros tipos de dores, doenças e ferimentos devem procurar outras unidades de saúde para evitar o contato com possíveis pacientes infectados pelo Covid-19 e assim assegurar a própria saúde e de seus familiares.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)