Em muitos aspectos, nosso corpo não é muito diferente de uma casa. Para ter um ambiente saudável e evitar doenças, é preciso colocar o lixo para fora, evitando que os materiais em decomposição se transformem em agentes de contaminação. No organismo, muitos sistemas ajudam a eliminar resíduos e toxinas: a pele faz isso por meio do suor, os rins filtram o sangue e dispensam as impurezas através da urina, e assim por diante.

Porém, muitas pessoas sofrem com falhas nesse processo de eliminação. Elas têm o intestino preguiçoso. Além de todo o mal-estar que essa condição provoca, a retenção das fezes traz uma série de problemas ao organismo. Por isso, é fundamental estimular o bom funcionamento desse órgão,

Quer saber quais são os principais problemas que atingem o intestino e como solucioná-los? Então, continue a leitura!

Qual é a função do intestino?

Antes de falarmos sobre os problemas do intestino, é importante destacarmos qual é sua função normal. Ultimamente, diversas pesquisas têm comprovado que, além de processar o alimento, esse órgão é fundamental para o bom funcionamento de outros sistemas do corpo.

Descobertas interessantes têm mostrado que o intestino tem um papel importantíssimo quando se trata do fortalecimento das defesas do corpo. 75% das células do nosso sistema imunológico vivem e atuam nesse órgão.

E não é só isso! Ele está relacionado até mesmo a processos mentais. Especialistas afirmam que pelo menos 80% da serotonina presente no corpo está concentrada no trato gastrointestinal, principalmente no intestino. Manter níveis equilibrados dessa substância é fundamental para evitar transtornos psiquiátricos.

Cada vez mais, os pesquisadores observam que a microbiota (conjunto de bactérias que vivem no intestino) de pessoas que apresentam transtornos mentais é diferente das que povoam o intestino de indivíduos que não têm essas doenças. Uma corrente de pesquisas busca alternativas para melhorar a saúde mental por meio de mudanças nessa microbiota.

Mas, além dessas funções surpreendentes, o intestino é indispensável no processamento dos alimentos. Os produtos que ingerimos devem passar por ali por um período razoavelmente curto e, ao atravessarem o intestino delgado, seus nutrientes são absorvidos.

A parte do alimento que não pode ser absorvida pelo organismo, ou seja, os resíduos, passam para o intestino grosso. Lá, eles se concentram e formam um bolo fecal até o momento em que serão eliminados do organismo.

O que acontece com quem tem o intestino preguiçoso?

Porém, em muitas pessoas esse processo não acontece na velocidade em que deveria ocorrer. Quando o intestino é preguiçoso, esses resíduos ficam retidos por um tempo muito maior que o necessário. Dentro do organismo, eles iniciam um processo de putrefação, que leva à produção de substâncias tóxicas.

Com o excesso de substâncias tóxicas, o organismo começa a sofrer diversos danos. Os primeiros sintomas são os gases e a distensão abdominal. O quadro pode se agravar e dar origem a inflamações, lesões ulcerosas, bolsas (divertículos) e, nos casos mais sérios, o próprio câncer de cólon e reto.

Conheça alguns dos principais problemas intestinais:

Prisão de ventre

Ocorre quando o trânsito dos alimentos pelo intestino é muito lento. A pessoa não consegue evacuar com a frequência necessária, os resíduos entram em estado de putrefação no abdômen. As fezes geralmente são ressecadas e duras, exigindo um grande esforço para sua eliminação.

Cólon irritável

A síndrome do cólon irritável está se tornando cada vez mais frequente. Muitas pessoas relatam distensão abdominal, mal-estar e, diferentemente de quem tem prisão de ventre, a pessoa nem sempre demora para evacuar. O mais comum é alternar períodos em que a frequência ao banheiro é bastante reduzida com outros de diarreia.

Geralmente, a pessoa não obtém um diagnóstico de síndrome do cólon irritável logo no início. Primeiro, os médicos costumam fazer exames e descartar outras doenças que causam os mesmos sintomas.

Colite

A colite é uma inflamação do cólon, uma parte extremamente importante do intestino grosso. Ela pode ser causada por alergias e intolerâncias alimentares, pelo uso de determinados antibióticos ou laxantes e também por infecções. Os principais sintomas são fezes descompostas, que em muitos casos contêm muco e traços de sangue.

A pessoa pode desenvolver ainda uma forma grave de colite ulcerosa. Além dos sintomas anteriores, essa doença causa diarreias e dores abdominais. As fezes podem conter também sangue e não é incomum a pessoa sentir bastante cansaço e perder peso. É preciso cuidar desse quadro com urgência, pois ele pode se tornar um câncer de cólon.

Doença de Crohn

Na doença de Crohn, a pessoa desenvolve uma inflamação mais extensa. Embora tenha origem intestinal, ela pode afetar diferentes órgãos do sistema digestório: intestino delgado, grosso, íleo, estômago, cólon etc. O quadro compromete todas as camadas desses órgãos, gerando um grande desconforto e outros sintomas.

A pessoa pode ter febre e diarreias. Como o intestino não consegue absorver os nutrientes dos alimentos, o indivíduo se sente fraco e sem energia. É comum a doença causar também perda de peso.

Diverticulose ou diverticulite

Quando a pessoa desenvolve a diverticulose, ocorre uma formação de bolsas pequenas nas paredes do aparelho digestório, especialmente no intestino grosso. Essas bolsas se chamam divertículos. Elas aparecem em pontos frágeis da parede intestinal, especialmente quando o indivíduo precisa fazer força para eliminar fezes duras e ressecadas, contraindo essa musculatura.

A diverticulose requer atenção porque os divertículos podem se inflamar à medida que as fezes se depositam neles. Nesses casos, o diagnóstico é de diverticulite, e a infecção pode gerar abcessos ou mesmo perfurações no intestino. O tratamento requer dieta absoluta, líquida ou leve, de acordo com a gravidade, bem como medidas para combater a infecção.

Quando os divertículos formam abcessos, os médicos podem optar pela punção, que drena o material acumulado nessas pequenas bolsas. Outra opção é a cirurgia para retirar o trecho do intestino comprometido. No entanto, com os cuidados adequados, é possível tratar a diverticulose e evitar que esses problemas aconteçam.

Como solucionar o intestino preguiçoso?

A boa notícia é que a solução do intestino preguiçoso e de outros problemas que esse órgão apresenta está ao nosso alcance. Na verdade, embora seja uma visão um pouco mecânica, é importante pensar em nosso corpo como uma máquina. Tudo que ela precisa é ter a manutenção correta para funcionar bem.

Com o intestino, não é diferente! Então, a seguir nós relacionamos algumas ações para acordar o intestino preguiçoso, fazê-lo funcionar bem e garantir a perfeita eliminação dos resíduos do organismo. Veja a seguir!

1. Beba água

O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. O cérebro, por exemplo, precisa de bastante água para promover as trocas de informações entre as sinapses. O sangue também é composto por água, e assim por diante.

Quando não bebemos água suficiente para dar ao corpo a quantidade que ele precisa para realizar todos esses processos, de onde ele tira esse líquido? Do intestino grosso, que absorve a água que está nas fezes, reduzindo e ressecando o bolo fecal. Assim, a eliminação é dificultada.

Por isso, não ignore a necessidade que seu corpo tem de água! Ande com sua garrafinha o tempo inteiro, garantindo a quantidade que seu organismo precisa para manter-se hidratado sem retirar líquido do bolo fecal.

2. Mexa-se!

O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. Além de produzir substâncias que combatem as inflamações, os movimentos feitos durante a atividade física estimulam o intestino e ajudam a eliminar as fezes. O fortalecimento dos músculos da região da pelve também facilita essa expulsão.

3. Troque os refinados pelas fibras

O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. As fibras são as partes dos alimentos que o organismo não consegue digerir, pois são formadas de celulose. Elas são empurradas ao longo do sistema digestório e funcionam como vassouras, que vão carregando esses dejetos junto com elas.

Por isso, as fibras são essenciais para uma alimentação saudável. Encha seu prato de verduras e legumes, troque o pão, o macarrão e o arroz branco pelas versões integrais e inclua as sementes em suas receitas. Frutas, especialmente quando consumidas com casca e bagaço, também ajudam a melhorar as funções intestinais e a acordar o intestino preguiçoso.

4. Evite os sucos

Em alguns casos, os sucos são utilizados com efeitos terapêuticos. No entanto, no dia a dia, o ideal é não consumi-los com tanta frequência e substituí-los pela própria fruta in natura. Nesse estado, ela contém muitas fibras, que contribuirão para o bom funcionamento do intestino.

5. Eduque seu intestino

Quem tem o intestino preguiçoso precisa educá-lo a satisfazer suas necessidades fisiológicas. Para isso, é possível condicioná-lo a funcionar em um momento específico do dia, sempre no mesmo horário. Pode ser de manhã, ou antes do banho — o tempo é determinado por você, mas deve ser em um momento tranquilo para sentar no banheiro e esperar a evacuação.

Além disso, não fique prendendo o intestino. Quando sentir vontade de ir ao banheiro, vá. Não fique com vergonha de usar o toilette do trabalho e se precisar, entre em um restaurante ou outro estabelecimento comercial para satisfazer suas necessidades fisiológicas.

Fonte | Vida Natural
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)