fbpx

Prefeitura de Alto Araguaia cria kit para tratamento precoce contra coronavírus

O prefeito de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), Gustavo Melo (PSB), anunciou o uso de um kit de medicamentos ofertado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde no protocolo do tratamento ao novo coronavírus (Covid-19) no município. O anúncio da medida aconteceu na sexta-feira (19) durante uma série de reuniões em ambiente virtual com profissionais da saúde lotados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF’s) e do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney.

Segundo explicou Gustavo Melo, caberá ao médico a prescrição dos medicamentos aos pacientes com sintomas para tratamento no estágio inicial da doença. O kit é composto por vários medicamentos como cloroquina, azitromicina, ivermectina, dipirona, dentre outros.

“O objetivo é que os pacientes com sintomas leves de coronavírus saiam medicados e com os remédios em mãos. Os medicamentos são concedidos conforme a prescrição médica e ainda com o consentimento do paciente, tudo dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O médico avalia os sintomas e as vezes não espera o paciente testar positivo, já que o teste-rápido positiva apenas no 8° dia de sintomas. A partir da prescrição médica é montado o kit e entregue ao paciente”, explicou.

O prefeito ressaltou que os kits não serão distribuídos livremente. Somente os pacientes que tiverem receita médica é que podem retirar os medicamentos nas unidades de saúde. Nos últimos dias o município anunciou uma série de medidas no enfrentamento ao coronavírus. O prefeito explicou que todas as unidades de saúde da cidade vão atender moradores que apresentarem os sintomas e imediatamente iniciar o tratamento. Esse novo fluxo também foi discutido e alinhado em reuniões virtuais com profissionais da saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no sábado (20), o município possui 12 casos confirmados de coronavírus e três óbitos.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)